Ecossistema que envolve
Por Ivo Dickmann Junior
Blumenau sempre foi reconhecida como sendo uma referência nacional em várias áreas. Olhares de administradores de norte a sul do Brasil se voltam para cá em busca de inspiração. E, especialmente na área de inovação e empreendedorismo estamos dando uma goleada!
Nosso ecossistema está organizado de uma forma surpreendente que nos enche de orgulho! E isso não é de hoje. Ainda lá em 1969, um grupo de empresários visionários da cidade criaram o Centro Eletrônico da Indústria Têxtil – a Cetil, reunindo as maiores indústrias têxteis da região e dando os primeiros passos para a criação de um dos polos mais ativos de informática do Brasil. Foi um passo e tanto para demonstrar o que a cidade poderia ter no futuro.
E o futuro não demorou para chegar. A busca pela inovação constante fez surgiu a Blusoft, em 1992, entidade que gere um dos programas mais importantes de formação para jovens na área de TI, o Entra21, consolidando de vez a cidade como pólo de tecnologia da informação.
Agora em 2020, temos outra iniciativa que se assemelha ao caso da Cetil no que tange à organização. Empresas, universidades e poder público se uniram para criar algo que estava faltando: reunir todos os atores de inovação e empreendedorismo – que atuavam dispersos com iniciativas isoladas – em um só lugar. Criou-se, então, os Centros de Inovação pelo estado todo. E, como não poderia deixar de ser, o ecossistema de Blumenau – de novo – está dando uma goleada!
Temos um ecossistema que funciona, onde cada ator se preocupa com o crescimento do outro. Onde cada movimento é refletido em comunidade. Aqui, todos trabalham juntos e compartilham resultados em comum. No nosso ecossistema há uma intensa troca de experiências. Ninguém é dono da verdade. Todos se ajudam. Difícil entrar em uma conversa sem se sentir envolvido e acolhido.
O ecossistema de inovação de Blumenau já é uma referência. Novamente, os olhares estão voltados para cá. Novamente estamos inspirando! E cada vez mais nosso ecossistema mostra o quanto é valioso e o quanto é inovador. Aliás, inovação parece estar no nosso DNA.