Você já reparou que a forma como nós consumimos produtos e serviços tem mudado muito nos últimos anos?

Até pouco tempo atrás, o comum era nos relacionarmos diretamente com as empresas ou pessoas prestadoras de serviço. Agora, é cada vez mais comum iniciarmos essa relação através de uma plataforma digital.

Mas o que são Plataformas Digitais?

As Plataformas Digitais são meios de acesso online, que podem ser um site, um software ou um aplicativo, que viabiliza a interação entre produtores e consumidores. Na prática, é um meio digital que conecta quem quer oferecer um produto ou serviço com quem precisa comprar esse produto ou serviço.

E como ela faz parte das nossas vidas?

Mesmo sem muitas vezes percebermos, as plataformas ocupam cada vez mais espaço no nosso dia a dia. Um exemplo claro de plataforma é o aplicativo de transportes Uber, que conecta passageiros com motoristas autônomos.

Outro grande exemplo é o AirBnb, site de hospedagem que permite que qualquer pessoa alugue um imóvel, ou parte dele, para quem busca um local para se hospedar e que não seja um hotel.

Tipos de plataforma

As primeiras plataformas a ganharem maior notoriedade foram as redes sociais. Que através de algoritmos de inteligência artificial, conseguem identificar o perfil individual de cada um de seus usuários e apresentar conteúdos publicitários direcionados com o interesse de cada integrante.

Além das redes sociais que já fazem parte do nosso mundo pessoal e profissional, várias outras plataformas também já fazem parte do nosso dia a dia.

Já falamos do Uber e AirBnb, que revolucionaram o mercado de transportes e imobiliário. Além deles, o varejo também foi bastante impactado quando a Amazon, hoje maior varejista do mundo, transformou seu e-commerce em um marketplace. Com essa mudança, qualquer outra empresa que vende produtos pode ter uma loja dentro do site da própria Amazon e colocar seus produtos a venda, mesmo que concorram com a própria dona do marketplace.

O que parece ser um movimento meio incoerente, na verdade potencializa as vendas da Amazon, que teria dificuldades em manter uma variedade de produtos em estoque, oferece maior variedade para os consumidores e ajuda pequenos varejistas as serem encontrados, tendo em vista que os marketplaces costumam ter grande volume de acessos por serem de marcas mais relevantes. Esse modelo já foi incorporado por vários outros varejistas, como Magalu, Americanas.com e Casas Bahia.

Por que as plataformas crescem tão rápido?

As plataformas digitais têm uma característica em comum que é a capacidade de gerar o Efeito de Rede. O efeito de rede acontece pelo valor que cada novo integrante em uma plataforma gera para toda a cadeia. Voltando ao exemplo do Uber, quanto mais passageiros estiverem dispostos a andarem de Uber, mais motoristas serão atraídos pela garantia de terem mais corridas. E ao mesmo tempo, quanto mais motoristas disponíveis, mais passageiros serão atraídos pois terão viagens mais rápidas com menores preços.

É por isso que empresas de plataforma tendem a crescer tão rapidamente, e por isso que este modelo tem sido replicado em vários outros mercados tradicionais.
Hoje, já encontramos plataformas no agronegócio, na logística, no mercado financeiro e até no mercado da moda.

Para quem possui um negócio tradicional, como um restaurante ou uma loja de produtos, as plataformas como Ifood, Mercado Livre e Elo7 são grandes oportunidades para encontrar clientes e gerar receita.

Para quem tem uma empresa de tecnologia ou está montando uma Startup, devem estar atentos ao mercado que atua, seja para se tornar uma plataforma ou estar conectado as plataformas que já atendem este segmento.

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