A gente pensa que o uso da tecnologia não tem limite. E não tem mesmo! Nossa criatividade e inovação vão muito além da nossa imaginação! Mas você já pensou em usar um software para cemitérios?

Um software que ajude cemitérios, funerárias e crematórios na parte financeira e administrativa com indicadores de resultados e gráficos sobre a operação em tempo real e ao mesmo tempo ajuda também os próprios enlutados, criando inclusive um memorial on-line e QRcode para lembrar da história da pessoa que acabou de falecer?

Tudo isso e muito mais temos por aqui. A empresa Heternum, com sede em Blumenau, usa a tecnologia em uma área um tanto… fora da curva. E este software tem algumas curiosidades bem interessantes.

Você pode, por exemplo, oferecer aos familiares e amigos do ente querido um mapa digital de localização para conduzir todos os visitantes ao local correto com mais facilidade, evitando longos períodos de busca, especialmente quando o cemitério é maior.

Além disso, há a possibilidade de colocar um QRcode em cada jazigo, que leva à informação sobre cada pessoa, enaltecendo sua história e sua personalidade. Esta condição é bem interessante, uma vez que une a tecnologia – que a gente carrega sempre na palma da mão – a detalhes da vida da pessoa que a gente talvez desconhecia. Outra facilidade, se é que podemos chamar de facilidade, é o Memorial On-line, espaço para manter viva a memória do falecido.

Tudo isso também apoiado na inteligência artificial, presente em todas as situações. Eu comentei sobre a IA em outro artigo. Mas, neste caso, específico da questão de cemitérios, a IA, ou os chamados chatbots, ajudam a eliminar as dúvidas mais comuns, agilizando os processos.

É uma novidade que vem para uma área nem tanto tecnológica, mas que está aproveitando muito bem todos os benefícios que a área de TI oferece. Este software, voltado à cemitérios, funerárias e crematórios é um exemplo de que podemos usar nossa criatividade para diferentes áreas. Sei que atualmente, nossa mente possa estar mais voltada à questão do uso da inovação e tecnologia para a área de saúde, uma vez que ainda estamos em um momento pós-pandemia.

Mas precisamos sim, pensar fora da curva e buscar outros meios de inovação. Somos uma geração de boas ideias. Somos uma geração tecnológica. E a tecnologia não tem limites!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube