Ela nasceu pequenina, como uma TPA – sigla para “Timbó Provedor de Acesso”. Sim, aqui da cidade de Timbó, no Vale Europeu. Isso lá em 1997, iniciando como um ‘acesso discado’ para alguns poucos clientes da tecnologia na cidade.

Nunca ninguém imaginava que daqui de um município pequeno – menos de 50 mil habitantes – surgiria a empresa vencedora do leilão 5G. A empresa Unifique, junto com a Copel, formam o Consórcio 5G da região Sul do Brasil (PR, SC, RS), responsável por implantar o 5G por aqui.

Uma iniciativa que precisou ousadia e muita coragem. Ousadia para mudar o nome muito ligado à cidade de origem para uma identificação mais abrangente. E muita coragem para avançar neste mercado tão concorrido e tão desafiador.

Mas a Unifique não se deixou abater. Se revelou em uma cidade pequena, que faz parte do polo tecnológico do Vale Europeu e está cada vez mais ganhando relevância no mercado. Por exemplo, em 2020, pela segunda vez, a marca foi eleita a Melhor Banda Larga Fixa do Brasil, segundo Pesquisa de Satisfação e Qualidade da Anatel, além da Melhor Telefonia Fixa do Brasil.

Desde o início, alguns perrengues, outras vitórias. Partindo de poucos clientes em Timbó, a Unifique hoje atende mais de 350 mil clientes do Sul do país. Em Santa Catarina é o segundo maior player em números de conexões. E, se considerarmos apenas fibra óptica, é líder em disparada com 24,5% de share.

Que trajetória, hein! Agora, depois de vencer o leilão, é hora de começar outro desafio. Aprovar em todos os municípios de SC o modelo padrão de lei a ser adotado em todas as cidades. Este é o primeiro passo para a implantação. E tudo indica que mais cidades vão aprovar logo para começar a implantar esta que é considerada a revolução em termos de conexão de internet.

Logo, logo, teremos aqui no Vale, terra natal desta empresa que tanto nos orgulha! Mostrando para todo o país a nossa importância e tudo o que podemos produzir. Orgulho ainda maior que a Unifique é uma das tantas empresas associadas à Blusoft – polo regional da Acate -, motivo que nos leva ainda mais a acreditar que a união e a conexão são pontos importantes para o fortalecimento dos negócios.