Sim. Estamos falando de um fenômeno. Uma rede social que cresce surpreendentemente. Dos jovens aos mais experientes, este é um dos assuntos que dominam as rodas de conversa. E é fato: o TikTok é uma ferramenta que está engajando mais comunidades, inclusive empreendedores.

Para quem não sabe, o TikTok começou a ser um sucesso há pouco mais de seis anos quando surgiu como um aplicativo que se chamava Musical.ly, e que, a princípio, tinha como proposta servir como dublagem de músicas. Foi por meio de uma gestão empresarial da ByteDance, uma empresa chinesa – que já tinha um aplicativo parecido, o Douyin. O valor do acordo chegou em torno de R$ 3,8 bilhões. Isso lá em meados de 2017.

Esta fusão resultou na experiência de unir vídeos e áudios em uma plataforma muito fácil de usar. E o aplicativo chama a atenção por, pelo menos, duas características comuns ao empreendedorismo: inspiração e criatividade. Ser criativo em vídeos curtos com duração de 15 a 60 segundos precisa de muita criatividade!

E pode ter novidades vindo por aí. Segundo a revista estadunidense WIRED, o TikTok já estuda a possibilidade de que os vídeos fiquem cada vez mais longos, oferecendo a possibilidade de anexar mais publicidade. A ideia é chegar de 5 ou até 10 minutos. Isso permitiria também, aumentar o tempo de permanência do usuário na plataforma, hoje mensurado em média de 25 minutos por dia, usando várias sessões. Por enquanto, os experimentos estão sendo disponibilizados para um pequeno grupo de usuários.

São estudos. E neste assunto, tudo é adaptável conforme o engajamento e a adesão dos usuários. Por enquanto, o que se tem de concreto é este fenômeno. Dados revelam que o TikTok foi o aplicativo mais baixado nos últimos dois anos no mundo ocidental. Atualmente tem mais de 1 bilhão de usuários globais ativos por mês, em um mercado estimado em mais de U$$ 100 bilhões. Por conta destes números, o aplicativo se tornou o concorrente número 1 do Facebook. E do Instagram também.

De qualquer modo, por enquanto, estas três plataformas digitais se complementam, principalmente para negócios, por conta das características e público-alvo de cada uma. Mas que o TikTok está envolvendo muito mais, isso é já é evidente!

Em Blumenau, temos um empreendedor que está explorando muito bem as redes do TikTok, ele é o Rafael Silva (@realrafasilva) que já ultrapassa os surpreendentes 200 mil seguidores, tendo vários vídeos com mais de 1 milhão de visualizações e seu recorde em um único vídeo, chegando a 31,9 milhões de visualizações. Se reinventar todos os dias.
E você, já tem seu TikTok?


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube