A fantástica experiência de participar de um hackathon
Quem ainda não participou, está perdendo uma chance e tanto. Participar de um hackathon é algo que muda a vida da gente.
Em vários sentidos. No olhar para o próximo, na sensação de poder ajudar, na barra de ter que ficar acordado por, no mínimo, 24 horas e fazer com que os colegas de equipe permaneçam atentos e de olhos abertos, enfim, há tanto para explicar… mas por mais que eu fale aqui, nada se compara a estar ali presente, vivenciando a experiência!
Eu, particularmente, já tinha ouvido falar muito deste tipo de evento e ano passado senti que estava preparado para estrear. Participei pela primeira vez, como mentor. Um pouco (muito!) ansioso, sem saber quem faria parte da minha equipe, sem saber antecipadamente qual solução teríamos que desenvolver, sem muita informação para que pudesse me organizar e me preparar. Pensei que não iria aguentar.
O Município cobriu o evento, para saber mais clique aqui.
Mas já na abertura do evento, os olhares de todos os participantes me fascinaram! Era um grupo inquieto e pronto para novos desafios. Ao sabermos o que iríamos fazer, novas expectativas, cabeça fervendo, pensamento na solução a ser apresentada. E cada um deu o seu melhor! Não há dúvidas disso!
E olha que no início não foi muito fácil entender a dinâmica do evento. Até porque hackathon é uma combinação dos termos hack (programar) e marathon (maratona) e que reúnem especialistas da área em que o evento se propõe: programadores, designers ou profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares.
A atividade começou a ser desenvolvida no fim dos anos 1990. E quem não tem muita experiência – como era meu caso – precisa contar com a ajuda dos outros da equipe! E essa é a melhor sensação! Todos envolvidos, todos batendo cabeça juntos pensando em uma solução. Fomos todos guerreiros nestas 24 horas! Criamos uma ideia de empresa neste período, o grupo Criou a FineLine.
Geralmente, o hachathon tem duração de 24 horas, e que bom que esta foi a minha estreia!. Mas não existe uma duração específica, podem ser de 48 horas ou até uma semana. O objetivo é apresentar a melhor solução dentro do prazo estabelecido. A melhor ideia recebe um prêmio em dinheiro ou a chance de ter a solução vencedora sendo adotada pela empresa que promoveu o evento ou apoiadores.
Posso dizer que essa foi uma das melhores experiências da minha vida! Foi fantástico participar de um hackathon! E o próximo já está no meu radar!
Será agora no mês de abril. É o Hackathon Tech Recruiter People, organizado pela BLUSOFT em parceria com a FAPESC e FURB. E também terá 24 horas de duração! Não vai perder esta oportunidade que pode marcar sua vida pessoal e profissional!
Quer saber mais, acesse: www.blusoft.org.br/hackathon2022
Aguardo você neste evento que será fantástico e entrará no calendário de nossa região.