Nesta coluna tenho falado de inovação, de empreendedorismo, de negócios e de startups que deram certo. E o que nos vem à mente quando o assunto é negócio são pessoas com um pouco mais experiência ou alguns jovens fora da curva. Pois são justamente estes jovens fora da curva que estão nos surpreendendo!

Nesta semana, o Centro de Ciências Tecnológicas da Furb nos deu uma prova de que os jovens vão – e estão – revolucionando o mercado de TI. A Feira de Inovação e Empreendedorismo que está na sua décima primeira edição recebeu inscrição de 86 trabalhos. Todos acadêmicos. Todos são alunos. E cada trabalho incrível!

É muita criatividade e originalidade para uma galera que está na academia! Se você tem curiosidade para conhecer os projetos, acesse o link (clique aqui). Você vai ver quanta solução maravilhosa foi apresentada, quanta solução inovadora pode estar vindo por aí. E é justamente neste ponto que as feiras de inovação são importantes: estimular o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos acadêmicos.

Esta feira em específico, foi apenas com os cursos do Centro de Ciências Tecnológicas da Furb. Mas temos tantas outras feiras semelhantes pela região e que precisam do nosso reconhecimento. Aliás, no final do segundo semestre, tem outra feira de inovação acontecendo.

É a Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, mas que nesta próxima edição deve ser mais abrangente, envolvendo escolas e municípios de toda a região da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve).

São novos talentos surgindo por aí. E nós precisamos incentivar e motivar para que estes jovens invistam nestes negócios. Que busquem investidores, que criem uma startup, que consigam pivotar a ideia, que consigam evoluir e crescer. Tenho certeza que estas feiras de inovação servem no mínimo para fazer a mente pensar em empreendedorismo e num futuro negócio. A questão é acreditar na ideia!