Como Blumenau está fazendo a revisão do Plano de Desenvolvimento Econômico
Toda cidade precisa de planejamento. Toda cidade precisa pensar no futuro. E nada melhor do que envolver diversos setores para pensar junto sobre o crescimento e desenvolvimento do local em que vivemos. E é isso que a administração municipal de Blumenau está fazendo nesta semana. Por dois dias seguidos, estamos discutindo e revisando os passos do Plano de Desenvolvimento Econômico, mais conhecido como Pedem.
Estas terça e quarta-feira, 24 e 25 de maio, vão ficar marcadas por reunir segmentos importantes da economia – entidades, empresários e lideranças locais – para discutir o presente e o futuro da economia local. No primeiro dia foram contemplados os eixos de Turismo, Economia Criativa, Comércio, Gastronomia, Tecnologia da Informação e Comunicação e Saúde e Bem-Estar. No segundo dia, a discussão está centrada no eixo têxtil e de confecções e no setor eletrometalmecânico.
E falo aqui na condição de quem está muito envolvido no setor de TI. Não adianta, por exemplo, pensarmos apenas em cuidar do nosso umbigo e nas centenas de vagas abertas em tecnologia. Precisamos pensar de forma colaborativa, na união das quatro hélices: governo, empresas, instituições de apoio e instituições de ensino, e trabalharmos juntos! Uns ajudando os outros.
E toda essa união de esforços é necessária, uma vez que o Pedem foi lançado em 2016 e de lá para cá muita coisa evoluiu, muita coisa mudou. Nosso ecossistema de inovação, por exemplo, sofreu uma revolução, nosso turismo sofreu um baque nos últimos dois anos, nossas importações e exportações sofreram um revés.
Revisar a rota é importante. Redefinir prioridades é imprescindível, especialmente quando os setores envolvidos são ouvidos. E o que estamos vivendo nestes dois dias é algo singular para a economia do município. Com as novas prioridades definidas, que venham as ações para promover o crescimento econômico de Blumenau em todas as áreas da economia!
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube