X
X

Buscar

Como Blumenau está fazendo a revisão do Plano de Desenvolvimento Econômico

Toda cidade precisa de planejamento. Toda cidade precisa pensar no futuro. E nada melhor do que envolver diversos setores para pensar junto sobre o crescimento e desenvolvimento do local em que vivemos. E é isso que a administração municipal de Blumenau está fazendo nesta semana. Por dois dias seguidos, estamos discutindo e revisando os passos do Plano de Desenvolvimento Econômico, mais conhecido como Pedem.

Estas terça e quarta-feira, 24 e 25 de maio, vão ficar marcadas por reunir segmentos importantes da economia – entidades, empresários e lideranças locais – para discutir o presente e o futuro da economia local. No primeiro dia foram contemplados os eixos de Turismo, Economia Criativa, Comércio, Gastronomia, Tecnologia da Informação e Comunicação e Saúde e Bem-Estar. No segundo dia, a discussão está centrada no eixo têxtil e de confecções e no setor eletrometalmecânico.

Todos estes eixos formam a economia de Blumenau. Uns mais fortes talvez que outros, mas todos têm sua relevância. E é esta diversidade que nos enriquece. Olhar para o futuro é pensar em um todo, nesta complexidade, aproximando cada vez mais todos os setores em busca do crescimento da cidade como um todo. Não adianta um setor está melhor se dependemos muitas vezes de outro setor.

E falo aqui na condição de quem está muito envolvido no setor de TI. Não adianta, por exemplo, pensarmos apenas em cuidar do nosso umbigo e nas centenas de vagas abertas em tecnologia. Precisamos pensar de forma colaborativa, na união das quatro hélices: governo, empresas, instituições de apoio e instituições de ensino, e trabalharmos juntos! Uns ajudando os outros.

É pensando em união que o Sebrae está fazendo este esforço conjunto para revisar o Pedem. Quem está encabeçando toda essa discussão é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, por intermédio do secretário Charles Schwanke, juntamente com a equipe do Sebrae por meio da gerência regional coordenada pela competente Ionita Lunelli.

E toda essa união de esforços é necessária, uma vez que o Pedem foi lançado em 2016 e de lá para cá muita coisa evoluiu, muita coisa mudou. Nosso ecossistema de inovação, por exemplo, sofreu uma revolução, nosso turismo sofreu um baque nos últimos dois anos, nossas importações e exportações sofreram um revés.

Revisar a rota é importante. Redefinir prioridades é imprescindível, especialmente quando os setores envolvidos são ouvidos. E o que estamos vivendo nestes dois dias é algo singular para a economia do município. Com as novas prioridades definidas, que venham as ações para promover o crescimento econômico de Blumenau em todas as áreas da economia!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube