Nesta semana vimos bem de pertinho a importância e as vantagens de termos junto ao nosso ecossistema um Núcleo de Inovação Tecnológica (NITs). A nossa Agência de Inovação Tecnológica – Agit – que funciona junto à Furb, teve um papel fundamental em dois projetos que renderam os primeiros royalties.
Foram pouco mais de R$ 15 mil repassados a dois projetos que tiveram acompanhamento direto de representantes da Agit. Foi a agência quem fez o processo de registro de um dos projetos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual além da transferência de know-how para uma empresa do Rio de Janeiro. E não é pouco, viu! O trabalho desenvolvido é, sim, um trabalho de formiguinha, e que exige muito conhecimento.
E tudo isso foi comunicado na semana em que a universidade completou mais um aniversário! Foi uma das conquistas comemoradas na data!
E os NITs estão espalhados em diversas cidades e estados. Em 2016, segundo relatório FORMICT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, haviam no Brasil, 208 NITs implementados e outros 46 em fase de implantação.
São eles os responsáveis por diversas funções, entre elas, gerar políticas de inovação e empreendedorismo e fazer a gestão de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Mas é também muito mais do que isso.
Eles se envolvem em ações ligadas ao empreendedorismo, em agendas com outras entidades, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e ações voltadas à comunidade em geral por meio de eventos e parcerias. É nisso tudo que vemos, por exemplo, a Agit da Furb se envolver. Em todas as feiras de inovação e empreendedorismo, a Agit está envolvida. E, se envolvendo, envolve nossas empresas de tecnologia.
Se muitos ainda não entendem ou não dão a devida importância da Agit para nosso ecossistema, melhor procurar compreender. Para o mundo das startups, que apontam ideias inovadoras o tempo todo, ter uma agência que pensa e a ajuda na garantia de alguns quesitos, é fundamental.