Hoje, pelo calendário, é sexta-feira 13. Muitos vão dizer que é um dia de azar. Quem gosta de numerologia vai fazer contas pelos números da data e refletir antes de qualquer ação. Outros vão dizer o número não tem nada a ver, que só passa de um número. Já outros até podem lembrar do livro “Sexta-feira 13” que conta a história sombria de um corretor de Wall Street que manipula valor de ações para se vingar de inimigos, os deixando na miséria.

O fato é que cada um pode acreditar naquilo que quiser. Mas para investir não importa a data. O que importa são outras razões. A primeira delas, posso dizer, é estudo rigoroso e muito atencioso. Quando investimos em algo ou em um produto, estamos aplicando nosso dinheiro em algo que acreditamos que vai resultar em um bom rendimento, não é mesmo? Por isso, é muito importante entender o negócio antes de aplicar seu dinheiro.

Outra dica que posso falar e que especialistas também apontam é que não devemos investir na emoção. Quantas vezes somos levados pelo impulso em querer ajudar um amigo ou um empreendedor simplesmente porque agimos pela emoção? É preciso analisarmos os riscos e entender se o investimento vale a pena.

Além da emoção, às vezes agimos naquele ‘efeito manada”, em que fazemos o que a maioria está fazendo. O que também não é recomendável. O que digo e sempre falo é que o primeiro passo para investir é ter controle do seu dinheiro. Algumas pessoas têm o ótimo hábito de colocar tudo em planilha para ver quanto vai sobrar para investir em cada mês. Outros têm os cálculos mentalmente. Não importa qual seu estilo. Se quiser investir precisa analisar muito bem o mercado no qual tem interesse o mesmo o negócio que quer impulsionar.

Por outro lado, se você ainda acredita que a sexta-feira 13 dá azar para negócios ou para qualquer outra coisa, se prepare com o sal grosso, arruda, ferradura ou trevo de quatro folhas. Para os mais supersticiosos este é o .caminho para um dia como hoje.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube