Com certeza você já deve ter ouvido falar nesta palavra. Desde o final do ano passado, ela se tornou tão comum nas rodas de conversas que parece já ter se incorporado no nosso cotidiano. Falar em metaverso já se tornou corriqueiro. Porém, na prática, há ainda muito o que se descobrir sobre a aplicabilidade desta tecnologia.

Apesar de o termo ter surgido ainda em 1992, cunhado pelo autor Neal Stephenson, na obra de ficção científica Snow Crash, ficou mais conhecido no final de 2021, quando
Mark Zuckerberg anunciou que a empresa Facebook mudaria seu nome para Meta. Na época, ele também afirmou que o foco de atuação no mercado também mudaria, voltando as atenções para o mercado de realidade virtual (VR) e de realidade aumentada (VA).

Desde então, muitos avanços nesta área. Nesta semana, vimos mais um passo acontecer. Em comunicado à imprensa, a VNTANA disse que Facebook e Instagram ganharão a opção de anúncios 3D. Os usuários dessas plataformas que veem um anúncio 3D em seu computador ou smarthphone poderão interagir com uma imagem de uma bolsa, por exemplo, ou mover o item para visualizá-lo de todos os ângulos. Como disse, é um passo para a aplicabilidade do metaverso.

E você, já pensou em colocar óculos de realidade virtual, entrar em uma reunião em que os participantes são avatares holográficos 3D, refletindo exatamente a imagem de uma pessoa como se ela estivesse do seu lado e podendo interagir com ela de forma mais real do que em uma live ou uma conferência virtual? Parece algo surreal! Essa é uma das opções desta nova tecnologia que está chegando.

Mas se você pensa que este pode ser o fim das interações físicas, está enganado! Da mesma forma que o e-commerce não acabou com as lojas físicas – muito pelo contrário, veio a fortalecer as vendas por meio de outra plataforma – o metaverso também vai complementar.

É o que acreditamos! Em negócios, ou especialmente em vendas, o metaverso poderá ser um campo de experimentação para marcas, produtos e serviços, que poderão ser testados neste ambiente antes de irem para o mundo real. Uma super evolução!

Ou seja, ainda precisamos explorar muito este ambiente virtual imersivo, porque mais do que simplesmente navegar na internet, teremos a chance de vivenciá-la por dentro. Alguns passos já estão sendo dados. Espero que esta nova fase traga mais vantagens facilitando nossos relacionamentos e impulsionando cada vez mais mundo dos negócios!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube