Nesta semana, o mundo todo celebra o World Creativity Organization, o Dia Mundial da Criatividade, considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. São mais de 100 cidades brasileiras – entre elas Blumenau – e outras 30 ao redor do mundo que estarão envolvidas em diversas atividades gratuitas.

O evento está na quinta edição e neste ano contará com mais de 1,5 mil atividades, entre ações presenciais e online. Oficialmente, comemora-se o Dia Mundial da Criatividade no dia 21 de abril, mas a programação tem atividades em três dias, de 20 a 22 de abril.

Aqui em Blumenau, serão mais de 25 atividades. O Município já falou a respeito (acesse aqui). Mas o que é criatividade? E o que é inovação? Criatividade e inovação são duas palavras distintas, que não têm o mesmo significado, porém, elas se completam, uma caminha ao lado da outra, especialmente no mundo dos negócios.

Entendo que criatividade seja uma habilidade, o momento em que idealizamos uma ideia ou um produto que costumam fugir dos padrões. Já a inovação é a forma prática da criatividade, ou seja, quando a ideia inicial gera valor. Resumindo: a criatividade vem antes da inovação. Por isso, elas andam juntas. Uma não existe sem a outra.

No nosso ecossistema de inovação, vemos diversas ideias sendo concebidas. Muitas delas surgem de insights inesperados, daquele cafezinho no meio da tarde, de um netwoking informal. Mas para colocá-la em prática é preciso inovação. Inovar é, na verdade, criar algo novo, renovar, recriar. Pode até ser sinônimo de mudanças ou melhorias de algo que já existe. Mas para isso é preciso ser criativo e pensar em possibilidades.

Está vendo como as duas palavras são importantes? Se quiser refletir melhor ou abrir um pouco a mente sobre essas duas palavrinhas mágicas, participe das atividades do Dia Mundial da Criatividade. É um passo para entender um pouco mais sobre as diferenças e as semelhantes do que é criatividade e do que é inovação.