Por muitos anos, esta frase marcava nossa mente. Por muitos anos, ouvimos dizer que a vida começa a andar nos trilhos só depois do Carnaval. Por muitos anos, vimos o Brasil quase parar em fevereiro para ver escolas de samba e blocos de rua desfilarem para o mundo.
Por este aspecto, dizia-se que o ano só começava depois desta folia que contagiava o Brasil e porque não dizer, o mundo. Por conta desta movimentação, só depois do Carnaval é que as pessoas começavam a buscar um emprego, começavam a traçar metas para sua vida, que as empresas pensavam no futuro, enfim, era quando tudo começava. Especialistas em RH e psicólogos chamam isso de procrastinação, ou seja, deixar para depois, adiar a tomada de decisão.
Estamos na semana do Carnaval e o que você acha: o ano vai começar de fato só a partir da semana que vem?
Tenho certeza que as empresas, sejam elas grandes, médias, pequenas e mesmo as startups já traçaram suas metas para 2022. Todas já devem saber o que querem e onde querem chegar neste ano. Tenho certeza que para os empreendedores o ano já começou faz tempo!
Planilhas já começaram a rodar nas empresas deste janeiro. Metas já foram desenhadas. Cálculos já foram feitos. Projeções e estimativas já foram alinhadas. Eventos e ações estão no radar dos empreendedores. Parcerias já estão sendo fechadas. Contratações já começaram.
E se tem alguém que ainda não planejou o ano, que está procrastinando, sinto dizer que está atrasado. Aqueles empreendedores organizados não esperaram o Carnaval chegar e já estão a, pelo menos, dois meses de vantagem. E se você acha que o ano só começa depois do Carnaval, coloca aí na agenda: o feriado de Carnaval é amanhã, dia 1º de março!