Quem é ou está no mundo do empreendedorismo já está acostumado a ouvir esta palavra. Mas você sabe o que é um pitch? No texto de hoje, vou apresentar um pouco a importância dessa palavrinha que representa muito no contexto das startups.

Quem quer investir em uma startup, não tem muito tempo para ficar sentado e ouvir o blá, blá, blá do interessado. O que fez, onde trabalhou, suas qualidades, suas experiências, histórico do negócio, quantas vezes tentou chegar na solução mais adequada, enfim, eles querem objetividade! E o pitch se enquadra nesta dinâmica.

Basicamente, pitch é uma apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio. É uma das apresentações mais importantes de um startup. Um bom pitch precisa ser curto – até 5 minutos -; ter como objetivo principal vender o negócio e convencer o público sobre a importância da solução que está sendo apresentada. Por isso, é preciso caprichar na construção da apresentação, seja ela verbal ou com o uso de slides.

O ideal, segundo especialistas, é seguir alguns tópicos para manter a linha do raciocínio. Primeiro, na introdução, o ideal é contar sua história pessoal e falar sobre a startup. Depois, vem a apresentação do problema que o projeto resolve e na sequência, a solução inovadora que está trazendo.

Outra informação importante é uma análise sobre o mercado para seu produto ou serviço e o potencial de crescimento. Por fim, os resultados que o negócio pretende agir, juntamente com os impactos que ele pode gerar. Para finalizar, claro, não deve esquecer de falar do seu time, quem são e as posições que ocupam no negócio.

Os avaliadores preferem um contexto completo para entender o início, a fase atual e o que se espera do negócio. E tudo isso, claro, de uma forma muito rápida.

Ah, sim! Esta dinâmica também vale para pitch de apresentação pessoal, quando é aplicada outra iniciativa muito comum na área de empreendedorismo e que leva o nome de ‘Draft’. É quando uma pessoa “vende” suas qualidades e habilidades para possivelmente ser contratada por uma empresa. Sobre este tema vou falar no próximo artigo.

Mas, em qualquer um dos casos, não há tempo para enrolar, pois o pitch pode representar a virada de chave de uma startup ou de sua vida profissional. Então, uma dica: não economize para fazer o seu melhor!