A cada dia percebemos que os novos negócios surgem com focos inovadores. Um dos temas que está crescendo atualmente refere-se a planos de saúde direcionados para animais de estimação, os nossos pets.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) são mais de 144 milhões de pets no Brasil, um número surpreendente, que engloba cães, gatos, aves, peixes ornamentais e outros pequenos mamíferos.

E, claro, nos últimos dois anos, o número de pessoas que buscou um animal de estimação para lhe fazer companhia durante o período de isolamento social, aumentou consideravelmente. E isso produziu uma movimentação econômica importante no setor. Dados do Instituto Pet Brasil apontam que o mercado pet cresceu 13,5% em 2020 – ano da pandemia do coronavírus – com faturamento de R$ 40 bilhões.

O mesmo Instituto calcula que as despesas mensais com animais de estimação devem precisam incluir alimentação de qualidade, banho e tosa, vacinas, veterinário, medicamentos, entre outros. Enfim, o custo médio mensal para cães pequenos, por exemplo, gira em torno de R$ 270.

É, portanto, um nicho que as startups e empreendedores precisam ficar de olho. Uma das oportunidades que precisa ser considerada é em relação ao plano de saúde para pets. Estima-se que atualmente mais de 130 mil animais de estimação estejam cobertos por planos de saúde no país. Ainda é pouco, se considerarmos o número de pets no país, mas já algo para se avaliado.

Há pessoas que escolhem, por exemplo, não ter filhos para dedicar seu tempo para o animal de estimação. Aqui não é uma crítica à escolha. A observação é para mostrar o quanto este mercado está aquecido, o quanto empreendedores podem explorar, o quanto ainda precisa ser feito para atender a esta demanda.

Quem está pensando em abrir um negócio e não tem uma ideia definida, está aí um nicho importante. E se depender dos números e do apego das pessoas pelos pets, público para atender é que não vai faltar.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube