Você já deve ter ouvido falar que o setor de Tecnologia da Informação (TI) é um dos que mais cresceu nos últimos dois anos, principalmente durante a pandemia. A partir daí, as demandas avançaram vertiginosamente obrigando as empresas a contratar programadores para dar conta das exigências impostas pelo novo cenário.

Mas, você sabe o que faz e quanto ganha um programador? Programadores são aqueles profissionais que desenvolvem e aperfeiçoam sites, aplicativos, sistemas operacionais, sistemas de empresas e de redes sociais, programas de computadores, e por aí vai.

O profissional pode atuar em diversos setores, como serviço, comércio ou indústria, ou seja, a atuação é bastante ampla. Resumindo, o programador é responsável por escrever códigos em determinada linguagem, de acordo com a plataforma que será usada.

Além disso conta com outra facilidade: pode trabalhar presencialmente ou de maneira remota, aqui no Brasil ou em qualquer parte do mundo.

Só nestes itens você já percebeu que a carreira é muito promissora! Sem contar o salário atrativo, variando de R$ 2 mil a R$ 5 mil na fase inicial. Claro que isso vai depender da linguagem de programação que o profissional domina (as principais delas são C#, HTML, PHP, Java e Ruby) além do nível deste profissional (júnior, pleno ou sênior).

E não para por aí. O número de vagas disponíveis na área ainda está em crescimento. Se você entrar em sites oficiais de qualquer empresa vai encontrar vagas como, por exemplo, desenvolvedor, programador, arquiteto de softwares, analista, DEV, UX designer e tantas outras.

E o mais bacana é que o mercado também dispõe de opções de formação e capacitação gratuita para programadores! Uma delas é o programa Entra21, que neste ano passa a atuar em 18 cidades de Santa Catarina oferecendo treinamento gratuito em desenvolvimento de sistemas e programação para jovens entre 16 e 29 anos. É uma ótima oportunidade de conhecimento e, quem sabe, o grande sonho de iniciar nesta carreira tão promissora!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube