Quem nasceu antes da década de 1990 com certeza passou algumas horas na televisão assistindo o futurista desenho Os Jetsons. Uma série animada que estreou na televisão americana em 1962, mas teve novos episódios produzidos entre 1984 e 1987 e mais um filme que deu fim à série em 1990.

O desenho Os Jetsons retratava a vida de uma família no ano de 2062 e apresentava várias tecnologias, até então imaginárias e muito distantes da realidade da época. Mas hoje, acompanhando a revolução tecnológica que estamos passando, chega a ser  surpreendente ver o quanto os produtores deste desenho animado foram assertivos em suas previsões.

Algumas tecnologias de Os Jetsons já se tornaram parte do nosso cotidiano sem mesmo percebermos, e outras começam a surgir com grandes perspectivas de serem relevantes muito em breve.

Videochamada

Hanna Barbera/Reprodução

No desenho Os Jetsons, o personagem George costumava ter reuniões online com seu chefe. Já por aqui, principalmente depois da pandemia, as reuniões por vídeo se tornaram a principal forma de se comunicar em grande parte das empresas. Até mesmo com nossos amigos e familiares já nos acostumamos a conversar por videochamada.

Relógios inteligentes e assistentes virtuais

Hanna Barbera/Reprodução

São outros elementos famosos na série. Por mais que ainda não tenhamos robôs tão desenvolvidos quando na ficção, já temos alguns assistentes executando rotinas nas nossas casas e até mesmo aspiradores robôs que fazem a limpeza sozinhos.

Jetpacks

Hanna Barbera/Reprodução

Outras tecnologias do desenho que ainda não são tão comuns, mas já estão se tornando realidade são os jetpacks, aquelas mochilas que parecem minifoguetes e são capazes de fazer uma pessoa voar.

Carros voadores em Os Jetsons

Hanna Barbera/Reprodução

E uma das mais esperadas, os carros voadores, também já começam a surgir por aí. Só para se ter uma ideia, a Embraer possui uma startup, Eve, que está desenvolvendo carros voadores. O negócio está tanto em evidência que a empresa já recebeu uma encomenda de 2 mil desses veículos sem mesmo começar a produzir.

E o que mais vem por aí?

Nem tudo que tem surgido de novo foi previsto em “Os Jetsons”. Hoje vemos tecnologias surgindo em uma velocidade impressionante e mudando o cenário global em diversos aspectos.

A Impressão 3D por exemplo, tem evoluído a ponto de imprimir casas inteiras em até 24 horas. Imagine o impacto na indústria da construção quando esta tecnologia se tornar acessível ao grande público. Ainda sobre impressão 3D, quando unimos com biotecnologia, alguns laboratórios já são capazes de imprimir próteses do corpo humano em tempo recorde, ajudando médicos e pacientes a terem uma nova perspectiva de tratamento.

Outra grande evolução, a Energia Solar, teve seu custo reduzido em mais de 90% em menos de 10 anos, permitindo que milhões de pessoas sem acesso eletricidade passassem a desfrutar dessa tecnologia.

Além disso, a Inteligência artificial já é realidade em vários produtos que usamos no dia a dia e nem percebemos, seja na recomendação de filmes da Netflix ou no caminho que o Waze vai nos sugerir, somos impactados diariamente por recomendações criadas por algoritmos.
O Metaverso e a Realidade aumentada também têm se tornado cada vez mais relevantes, seja no mundo dos negócios ou dos games. Quanto mais a tecnologia evolui, mais aplicações são desenvolvidas nestes ambientes.

Internet das Coisas, conhecida como IoT, é outro tipo de tecnologia que tem impactado o planeta, permitindo criar uma verdadeira automação nas indústrias e até mesmo cidades inteligentes. Esta tecnologia envolve principalmente a utilização de sensores capazes de se comunicar entre si, e quando conectados a um sistema de inteligência artificial tomam decisões de forma autônoma.

É fato que a tecnologia tem mudado o planeta e a forma em que vivemos. Desde nossa vida pessoal, na forma como nos relacionamos, como pedimos comida, como nos locomovemos ou como cuidamos da nossa saúde, até mudando segmentos inteiros de negócio.

Seja no agronegócio, na indústria, na saúde ou no mercado financeiro, todos estes segmentos têm sido impactados por novas tecnologias. O que nos resta é estarmos atentos a essas mudanças e preparados para o que elas podem mudar em nas nossas vidas, seja a nível pessoal ou profissional.

E você, está preparado para estas mudanças?

– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes