Se você não está habituado à linguagem de negócios ou ao empreendedorismo, aqui talvez você possa confundir crowdfunding com a chamada vaquinha online. Sim, há algumas semelhanças entre as duas, principalmente se você pensar que ambas têm como meta arrecadar dinheiro para um objetivo.
A diferença, entretanto, está justamente aí: no objetivo! A vaquinha busca, geralmente ajudar uma pessoa ou um determinado grupo para comprar algum remédio, um presente, ou seja, algo mais pessoal. Já o crowdfunding tem o objetivo maior de dar retorno não apenas para um grupo específico, mas para a sociedade.
Este termo, que quer dizer financiamento coletivo, ou seja, funciona em uma plataforma que dá ao investidor de varejo a chance de investir em empresas que estão em etapas de estruturação.
E olha que este método vem crescendo muito aqui no Brasil. Em 2020, eram cerca de 8,2 mil investidores e em 2021, pulou para 19,7 mil um crescimento de surpreendentes 139%. E, segundo dados da CVM – Comissão de Valores Mobiliários – o volume captado pelo crowdfunding cresceu 123%, passando de R$ 84 milhões em 2020 para R$ 188 milhões em 2021.
Esta é uma metodologia também bem recente no Brasil e que está se popularizando bem rápido. E tudo isso, acredito que tenha sido uma consequência da pandemia, uma vez que ficamos meses em casa trabalhando home office e tivemos que revolver quase tudo pela tela do computador. Um dos resultados está ai: investimentos surpreendentes em crowdfunding. Ou seja, neste ponto, a economia foi movimentada, ajudando vários empreendedores.
E o sistema funciona de forma bem simples. Por meio de plataformas específicas, o empreendedor inscreve uma ideia e começa a arrecadar contribuições. Os investimentos ocorrem em forma de rodadas e o interessados podem adquirir, por exemplo, participação no negócio. Uma mão lava a outra: enquanto um ajuda com investimento, outro dá algo em troca para firmar a negociação. É uma inovação que veio para ficar, sem dúvida!
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: