Você sabe o que é “fintechzação” de empresas?
A cada dia que passa ouvimos novos termos no mundo da tecnologia, especialmente no mundo das startups. A onda agora é falar em “fintechzação”. Um termo estranho para alguns, mas que está tomando conta de vários negócios pelo mundo. A expressão foi criada pelo mentor do programa de capacitação de startups do Sebrae de SC e sócio-fundador da Questum, Rafael Assunção.
E a origem da palavra vem da ‘fintech’, financial technology ou tecnologia financeira, usada para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros digitais. Portanto, a fintechzação é a abertura de novos modelos de negócios pelas fintechs. Geralmente, são serviços integrados e fornecidos em um software único que centraliza e soluciona as necessidades do cliente em uma plataforma completa.
Estes termos significam, na prática, a busca por facilitar a jornada do cliente, reduzir despesas financeiras, diversificar receitas, automatizar processos, enfim, buscar inovação. E, claro, ao mesmo tempo, fidelizar o cliente, que acaba encontrando em um só produto tudo do que precisa para seu negócio.
Especialistas dizem que estamos vivendo a era da fintechzação! Se olharmos bem para nosso dia a dia vamos entender essa nova era. Um ponto para pensarmos é o modo como fazemos nossas compras (o que especialistas chamam de ‘mudança na jornada digital do cliente”). Ou seja, se antes fazíamos compras presencialmente, agora, podemos fazer tudo pela palma da mão: comprar comida, roupa, medicamento, enfim, aprendemos a potencializar o uso de tudo isso depois da crise do coronavírus. E agora essa é a nossa realidade!
Para entender melhor essa nova era de fintechzação, vou te dar alguns exemplos do nosso dia a dia: a Magazine Luiza (Magalu), que antes só vendia em suas lojas físicas, adequou-se ao mercado digital e começou a vender de modo online (aplicativos e sites) criando um grande marketplace.
Ou seja, viu esta possibilidade de ser um concorrente dos bancos digitais, pois tem os clientes, os produtos e agora oferece serviços de “bancos”. Outro grande exemplo é o Mercado Livre, que também começou a atuar com serviços financeiros, oportunizando ao grande número de clientes que tem o “banco digital”.
Assim como as compras, os pagamentos sofreram modificações importantes: agora temos QR Code, Pix e muitas outras formas. Sem contar a qualidade e da Inteligência Artificial. Percebe como o mundo mudou? E como as empresas se adaptaram e estão se adaptando à nova realidade?
Além da fintechzação, outros termos ainda devem chegar para dominar nosso vocabulário. Precisamos estar preparados para encarar novas revoluções na área de tecnologia!
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