A tecnologia e as habilidades do futuro
Em vários conteúdos aqui na coluna falamos sobre como a tecnologia tem mudado a vida das pessoas. Por isso, podemos afirmar que dentre as competências mais importantes para um profissional, a principal delas é entender de tecnologia, certo?
Errado!
Essa afirmação é errada porque a tecnologia nunca é a solução final de um produto ou serviço, mas sim o meio para que ela aconteça.
O que muda a vida da sociedade e das empresas é a forma como a tecnologia é usada para resolver problemas. É por isso que segundo o Linkedin, a CRIATIVIDADE é a habilidade que as empresas mais precisam hoje.
É fato que saber do que a tecnologia é capaz é fundamental para que um profissional possa saber como aplicá-la. Mas é a capacidade de compreender os problemas que vai ajudá-lo a usar a criatividade em busca de soluções.
Para exemplificar, veja algumas soluções que mais impactaram a sociedade nos últimos anos.
Plataformas de Streaming como Youtube e Netflix são soluções que usam tecnologias como computação em nuvem para armazenar conteúdos em vídeo e inteligência artificial para fazer boas recomendações.
O Uber é uma solução que usa tecnologias como 4G e 5G, GPS e Inteligência Artificial para conectar motoristas com passageiros, calcular preços e informar a melhor rota.
Como já vimos em outro artigo, já se fala em Inteligência Artificial desde 1943, mas somente agora pode-se conectá-la com outras tecnologias que permitiram a criação de várias soluções.
Futuro do trabalho
Essa evolução de várias tecnologias tem alterado o cenário do mercado de trabalho. Enquanto muitos pessimistas acreditam que a tecnologia tira empregos, ela na verdade gera novas demandas, migrando a mão de obra para outras atividades.
Essa mudança tem um impacto tão grande na sociedade que segundo o Fórum econômico mundial, até 2050 65% das crianças em idade escolar vão trabalhar em profissões que ainda não existem.
O fato é que empregos que tendem a ter atividades repetitivas tem uma tendencia a serem substituídos mais rapidamente.
Robôs nos ajudam a chegar mais rápido, mas não tem a criatividade do ser humano (ao menos por enquanto). É por isso que em um relatório do LinkedIn sobre futuro do trabalho, habilidades ligadas a inovação e criatividade são vistas como prioritárias.
Veja a lista das 10 características mais relevantes segundo o relatório:
1. Inovação e pensamento analítico
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
3. Criatividade, Originalidade e Iniciativa
4. Tecnologia, Design e Programação
5. Pensamento Crítico e Analítico
6. Resolução de Problemas Complexos
7. Liderança e Influência Social
8. Inteligência Emocional
9. Racionalidade, Ideação e Resolução de Problemas
10. Análise e Avaliação de Sistemas
Educação precisa mudar
Essa mudança nos mostra o quanto precisamos mudar a forma como educamos nossas crianças. Nosso modelo de ensino escolar é o mesmo utilizado a séculos, em que decorar é mais vantajoso do que criar algo.
Precisamos preparar aqueles que serão os mais qualificados do futuro, desenvolvendo novas competências, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a inteligência emocional.
Enquanto as escolas não se adaptam a nova realidade, precisamos atuar como agentes da mudança, mostrando o caminho e incentivando nossas crianças a encontrarem (ou criarem) seu próprio futuro.
– Assista agora:
Zoo de Pomerode: bastidores, perrengues com macaco e novos animais