Telhado do prédio da prefeitura será reformado
A estrutura foi danificada pelas chuvas de janeiro, além de apresentar envelhecimento natural
Parte do telhado, calhas e sustentação do prédio onde localiza-se a prefeitura de Blumenau terá que ser trocado. O governo abriu licitação para contratar uma empresa que execute o serviço, e colocou como valor máximo R$ 228.782,13. O estopim para a reforma foram as chuvas de janeiro deste ano, quando um vazamento no telhado causou o alagamento de vários setores do governo municipal.
A chuva trouxe a necessidade da obra, pois as infiltrações começaram a deteriorar a estrutura. No entanto, segundo o diretor de compras e licitações da prefeitura, Claudionor Cruz de Souza, há também o envelhecimento natural. Até então a prefeitura priorizou outros investimentos, mas Souza afirma que, nesta situação, não há outra solução a não ser a troca completa.
Ao todo, será consertada área de aproximadamente 420 m² de telhado. Proporção pequena em relação às dimensões do prédio, que passam de 3 mil m². O valor, de acordo com Souza, se justifica pela complexidade da obra. Não será substituído apenas o telhado, e sim vigas, calhas e chapas, entre outros.
Além disso, o estado de deterioração da estrutura exige investimento em segurança para quem for trabalhar no local. As especificações técnicas incluem o uso de um guindaste para a execução de atividades a 35 metros de altura.
As propostas de empresas interessadas são conhecidas pela prefeitura no dia 27 de junho. De acordo com o contrato, a empresa vencedora terá dois meses para finalizar a obra.