Thapyoka encerrará as atividades após 10 anos no Centro de Blumenau; entenda o imbróglio
Restaurante ficará funcionando até o dia 19 de janeiro
O restaurante Thapyoka, localizado na Praça Hercílio Luz, no Centro de Blumenau, encerrará as atividades após 10 anos na cidade. Segundo Rafael Felippi, auxiliar administrativo do restaurante, o fechamento ocorre porque uma nova licitação não foi aberta pela prefeitura até o momento.
Ainda de acordo com Rafael, o contrato para o espaço ser utilizado pelo Thapyoka terminou em novembro do último ano. Um contrato emergencial foi assinado entre a Prefeitura de Blumenau e o restaurante, permitindo que o atendimento continue normalmente até o dia 19 de janeiro.
O imóvel, que possui cerca de 1,4 mil m², está sendo ocupado pelo Thapyoka desde 2014, quando o restaurante venceu a licitação válida por cinco anos. Em 2019, houve uma renovação por mais cinco anos, prevista no edital.
Thapyoka em Blumenau
Segundo Rafael Felippi, em março de 2024, a prefeitura informou que uma nova licitação estava prevista para ser lançada por volta de julho, mas o edital não foi publicado até o momento. “Em março, procuramos a prefeitura, demonstrando certo interesse e levantando alguns pontos que, ao nosso ver, seriam importantes para a nova licitação. Afinal, já estamos há 10 anos no local, o que nos proporciona um bom conhecimento sobre o que seria necessário para um próximo processo licitatório. A prefeitura informou que a licitação aconteceria por volta de julho, embora isso não tenha ficado totalmente claro.”
A reportagem de O Município Blumenau entrou em contato com a Secretaria de Turismo, a qual informou que ainda está “em fase de desenvolvimento de um novo processo de concessão”.
Por conta deste imbróglio, o restaurante Thapyoka decidiu não participar de uma próxima licitação e encerrar as atividades em Blumenau. Vale lembrar que, em 2020, o Thapyoka deixou o tradicional ponto no complexo turístico Jardim do Imigrante, em Timbó, pelo mesmo motivo.
Outro fator que motivou o estabelecimento a sair da Praça Hercílio Luz, segundo Rafael, é o alto aluguel, de cerca de R$ 27 mil por mês.
Leia também:
1. Apostas de Blumenau são premiadas na primeira Mega-Sena do ano
2. Colisão entre um carro e duas motos deixa duas pessoas feridas em Indaial
3. URGENTE – Helicóptero com cinco pessoas cai em Penha, no Litoral Norte de SC
4. Discussão termina com homem esfaqueado no pescoço em Blumenau
5. Prefeitura contesta revisão prevista para a tarifa do transporte coletivo em Blumenau
Veja agora mesmo!
Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau: