Thapyoka encerrará as atividades após 10 anos no Centro de Blumenau; entenda o imbróglio
Restaurante ficará funcionando até o dia 19 de janeiro
O restaurante Thapyoka, localizado na Praça Hercílio Luz, no Centro de Blumenau, encerrará as atividades após 10 anos na cidade. Segundo Rafael Felippi, auxiliar administrativo do restaurante, o fechamento ocorre porque uma nova licitação não foi aberta pela prefeitura até o momento.
Ainda de acordo com Rafael, o contrato para o espaço ser utilizado pelo Thapyoka terminou em novembro do último ano. Um contrato emergencial foi assinado entre a Prefeitura de Blumenau e o restaurante, permitindo que o atendimento continue normalmente até o dia 19 de janeiro.
O imóvel, que possui cerca de 1,4 mil m², está sendo ocupado pelo Thapyoka desde 2014, quando o restaurante venceu a licitação válida por cinco anos. Em 2019, houve uma renovação por mais cinco anos, prevista no edital.
Thapyoka em Blumenau
Segundo Rafael Felippi, em março de 2024, a prefeitura informou que uma nova licitação estava prevista para ser lançada por volta de julho, mas o edital não foi publicado até o momento. “Em março, procuramos a prefeitura, demonstrando certo interesse e levantando alguns pontos que, ao nosso ver, seriam importantes para a nova licitação. Afinal, já estamos há 10 anos no local, o que nos proporciona um bom conhecimento sobre o que seria necessário para um próximo processo licitatório. A prefeitura informou que a licitação aconteceria por volta de julho, embora isso não tenha ficado totalmente claro.”
A reportagem de O Município Blumenau entrou em contato com a Secretaria de Turismo, a qual informou que ainda está “em fase de desenvolvimento de um novo processo de concessão”.
Por conta deste imbróglio, o restaurante Thapyoka decidiu não participar de uma próxima licitação e encerrar as atividades em Blumenau. Vale lembrar que, em 2020, o Thapyoka deixou o tradicional ponto no complexo turístico Jardim do Imigrante, em Timbó, pelo mesmo motivo.
Outro fator que motivou o estabelecimento a sair da Praça Hercílio Luz, segundo Rafael, é o alto aluguel, de cerca de R$ 27 mil por mês.
Leia também:
1. Apostas de Blumenau são premiadas na primeira Mega-Sena do ano
2. Colisão entre um carro e duas motos deixa duas pessoas feridas em Indaial
3. URGENTE – Helicóptero com cinco pessoas cai em Penha, no Litoral Norte de SC
4. Discussão termina com homem esfaqueado no pescoço em Blumenau
5. Prefeitura contesta revisão prevista para tarifa do transporte coletivo em Blumenau
Veja agora mesmo!
Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau: