Os amantes de redes sociais provavelmente não estavam sentindo falta de uma novidade para se inscrever.

Cada qual ocupando seu lugar e com seu público já cativo, não se esperava que mais algum tipo de rede social conseguisse algum espaço relevante aqui no Brasil.

O público mais jovem se afeiçoou ao TikTok, às dancinhas, ao humor e até às discussões rápidas que acontecem por lá. 

O Kwai ganhou algum espaço, oferecendo praticamente a mesma coisa, mas acabou não conseguindo o primeiro lugar no coração dos fãs.

O Instagram se tornou quase absoluto na vida dos brasileiros. Para postar sobre moda, viagens, saúde, estilo de vida, e até para fazer brincadeiras, como as caixas de perguntas que criam interação entre amigos e públicos de páginas. “O que emagrece mais: caminhada ou bicicleta? Qual açúcar faz menos mal: Demerara ou Mascavo?”

Qualquer coisa pode ser perguntada, respondida, publicada… em fotos, vídeos, clipes… Stories, Reels, feed…

Com tudo isso à disposição em um único app, por que usar outro?

Muito longe de parar por essas opções, há também o Youtube que, a princípio, é uma rede de conteúdo de vídeos, mas se tornou uma rede social de interação fortíssima. Lives, área de membros e até os campos de comentários, muitas vezes conseguem criar mais relacionamentos do que redes como o Facebook, que, além de ser a maior rede social do mundo, já tinha essa proposta desde o início.

Com uma infinidade de conteúdos, que vão de blogueiras que mostram o passo a passo de compras, o rastreamento Correios e unboxings de recebidos de maquiagens, roupas e acessórios na frente de seus ávidos seguidores a canais que distribuem ensinamentos complexos sobre economia, letra financeira, ações, debêntures e outros temas que antes só eram encontrados em aulas de educação superior, o Youtube democratizou o acesso à informação e se tornou a segunda rede social mais importante do globo.

Para as novas gerações, é considerado maior que a TV, que o Cinema e que qualquer outro tipo de entretenimento audiovisual.

Olhando só até este ponto, já se percebe que não falta nada… mas ainda tem mais… o Twitter, por exemplo (que até hoje não encontrou “seu lugar no mundo”).

Em um cenário macro, é palco de disputas políticas, polêmicas variadas, campanhas de marketing e fofocas sobre artistas. Em um cenário micro, trata de questões locais, perguntas corriqueiras… “Se alguém encontrar um cachorro pintadinho andando pelo Centro, avisar no tel XXXX”.. “Gente, onde tá mais barato o gás de cozinha em Blumenau?” 

Com apenas 140 caracteres à disposição dos usuários, o Twitter não conseguiu fazer o sucesso que se esperava quando chegou ao Brasil. No ranking das principais redes, ocupa a 10ª posição (e só tende a cair).

Que Mais?

WhastApp, Linkedin, Pinterest e até Tinder…

Será que o mundo precisa de mais uma rede social?

Para Mark Zuckerberg, a resposta é sim!

A Meta, controladora do Facebook, lançou oficialmente seu concorrente no Twitter, Threads, há poucos dias, depois de confirmar seus planos para o aplicativo há apenas três meses.

O Threads já começou bem: recebeu 100 milhões de inscrições em menos de uma semana, incluindo um grande número de marcas, celebridades, jornalistas e muitas outras contas importantes, inclusive com muitas pessoas já procurando saber comprar seguidores no Threads a fim de ter uma conta relevante, antes mesmo que as pessoas “comuns” saibam como utilizar a rede.

O clima no Threads, na noite de seu lançamento, parecia um pouco com o primeiro dia de aula, com os primeiros usuários correndo para experimentar o aplicativo e escrever suas primeiras postagens – e alguns questionando se o aplicativo poderia acabar sendo o “assassino do Twitter”. Na manhã de quinta-feira, o Threads era o principal aplicativo gratuito na App Store da Apple e um dos principais trending topics no Twitter.

Aqui está um resumo do que se sabe até agora o Threads:

O que é Threads?

Threads é um novo aplicativo da empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp. A plataforma se parece muito com o Twitter, com um feed de postagens em grande parte baseadas em texto – embora os usuários também possam postar fotos e vídeos – onde as pessoas podem ter conversas em tempo real.

A Meta disse que as mensagens postadas no Threads terão um limite de 500 caracteres. Semelhante ao Twitter, os usuários podem responder, repassar e citar postagens de tópicos de outras pessoas. Mas o aplicativo também combina a estética e o sistema de navegação existentes do Instagram e oferece a capacidade de compartilhar postagens do Threads diretamente no Instagram Stories.

As contas de discussão também podem ser listadas como públicas ou privadas. As contas verificadas do Instagram são verificadas automaticamente no Threads.

“A visão do Threads é criar uma opção e um espaço público amigável para conversas”, disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em um post do Threads após o lançamento. “Esperamos pegar o que o Instagram faz de melhor e criar uma nova experiência em torno de texto, ideias e discussão do que está em sua mente.”

Alguns usuários experimentaram falhas e problemas ocasionais ao carregar o conteúdo nas primeiras horas após o lançamento do Threads, mas isso é esperado quando milhões de usuários estão ingressando e usando um aplicativo ao mesmo tempo.

Como se inscrever? (E você pode sair?)

Os usuários se inscrevem por meio de suas contas do Instagram e mantêm o mesmo nome e senha, embora possam editar sua biografia para ser exclusiva do Threads. 

Também é possível importar a lista de contas seguidas diretamente do Instagram, tornando super fácil começar a usar o aplicativo.

Mas não é tão fácil deixar o Threads. 

Embora os usuários possam desativar temporariamente seus perfis por meio da seção de configurações do aplicativo, a empresa afirma em sua política de privacidade que “seu perfil do Threads só pode ser excluído excluindo sua conta do Instagram”. 

Alguns usuários também levantaram preocupações sobre a quantidade de dados que os Threads, como o Instagram, podem coletar sobre os usuários, incluindo localização, contatos, histórico de pesquisa, histórico de navegação, informações de contato e muito mais, de acordo com a Apple App Store.

Threads poderia ser o ‘assassino do Twitter’?

Muitos usuários do Twitter expressaram desejo por uma alternativa desde que Musk assumiu a plataforma no final do ano passado. Problemas técnicos frequentes e mudanças de política fizeram com que alguns usuários notáveis ​​do Twitter fossem embora.

A Meta tem pelo menos uma vantagem significativa em relação ao Twitter: o tamanho de sua base de usuários existente. E a empresa espera capturar pelo menos alguns de seus mais de 2 bilhões de usuários ativos globais do Instagram com o novo aplicativo. Isso é comparado à base de usuários ativos do Twitter, que está em torno de 250 milhões.

“Vai levar algum tempo, mas acho que deve haver um aplicativo de conversas públicas com mais de 1 bilhão de pessoas”, disse Zuckerberg em uma postagem no Threads. “O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio”.

Agora, o que resta ao público é aderir (ou não) à nova rede social e esperar para ver quem vai vencer essa batalha de gigantes.

O Threads veio para ficar? Ou logo entrará para a lista dos apps que não vingaram no Brasil?