X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Timbó é eleita a “Melhor Cidade do Brasil” para se viver

Você conhece Timbó em Santa Catarina? Essa cidade localizada no Vale do Itajaí (SC), que se destaca por ser cercada pela natureza e sua qualidade de vida, carrega mais um título positivo e desta vez foi eleita em 1º lugar como “Melhor Cidade do Brasil para se viver”, na categoria pequeno porte.

A análise foi realizada pela empresa Austin Rating, agência classificadora de risco e a Editora Três, responsável pela publicação da Revista IstoÉ.

A pesquisa levou em conta dados socioeconômicos públicos de 5.565 municípios brasileiros, nos últimos 10 anos.

Ao todo são analisados 281 itens para pesquisa. Dados econômicos, fiscal, social e digital são bases do estudo. Os municípios foram divididos em três categorias: grande porte (acima de 200 mil habitantes), médio porte (de 50 a 200 mil habitantes) e pequeno porte (até 50 mil habitantes).

Timbó, a Pérola do Vale

Um pouco mais sobre Timbó

Conhecido como “Pérola do Vale”, o município que tem pouco mais de 45 mil habitantes, está localizado no Vale Europeu, uma região que compreende cidades como Indaial, Blumenau e Gaspar. Timbó fica próxima dos centros mais importantes de Santa Catarina, já que Florianópolis está a cerca de 180 quilômetros e Joinville a aproximadamente 110km, e a apenas 90 km do litoral.

Cortada por rios e cercada pela Mata Atlântica, a cidade tem ruas floridas e limpas, graças ao cuidado dos seus moradores. As casas são inspiradas na arquitetura colonial alemã e italiana, o que dá um charme único ao lugar.

Apesar do clima campestre, mais de 90% das pessoas vivem nas áreas urbanas. A população é predominantemente jovem, com idades entre 15 e 49 anos.

Economia de Timbó

Quanto à economia, se nos seus primórdios se baseava na agricultura de subsistência, hoje ela ajudou a transformar a região do Vale do Itajaí no maior polo industrial de Santa Catarina, com suas indústrias e comércio diversificado. É a segunda cidade catarinense mais importante em produção agrícola. Com isso, o município se tornou o 14º em arrecadação no Estado.

Timbó, que também é intitulado como ‘Capital do Cicloturismo’, conta com um PIB de R$ 1,9 bilhão, tendo um PIB per capita de R$ 44 mil e uma renda per capita mensal de 2,3 salários mínimos.

Em janeiro de 2021 o município contava com 2.680 MEIs e atualmente são mais de 3.700, o que representou um aumento de aproximadamente 40% de empreendedores.

Centro de Timbó

Saúde em Timbó

Um outro ponto de destaque é o fato de os moradores contarem com toda a assistência necessária na área da saúde.

Timbó conta com hospital, policlínica, consultórios médicos especializados e unidades públicas em diferentes bairros, o que garante uma cobertura completa para a população.

Educação e segurança

Estas são, sem dúvida, duas das maiores vantagens de se morar em Timbó. A vida simples e tranquila do município faz com que os índices de criminalidade sejam baixíssimos, dando segurança para quem deseja construir uma família.

Não faltam motivos para se encantar com o município, seja pela segurança e pelos altos níveis de educação. Timbó é a 3ª cidade com a melhor Educação de Santa Catarina, com nível de analfabetismo de apenas 1,9%, inclusive com centros universitários e profissionalizantes.

Ponte da Thapyoca

Pontos Turísticos de Timbó

Além de todas as qualidades mostradas até aqui, Timbó tem ainda muitas opções de passeios e turismo. Entre eles estão:

  • Morro Azul (Parque Ecológico Freymund Germer);
  • Jardim Botânico;
  • Morro Arapongas;
  • Complexo Turístico Jardim do Imigrante;
  • Circuito Vale Europeu;
  • Museu do Imigrante.

Imóveis em Timbó

Como pudemos ver, existem motivos de sobra para morar em Timbó. Um ótimo lugar, com diversas opções de casas e apartamentos para venda, com a garantia de uma vizinhança tranquila e segura.

Casa em Timbó

A Torresul, uma das maiores imobiliárias de Santa Catarina, possui diversos imóveis na cidade, com condições de financiamento diferenciadas, tanto para quem quer financiar com o banco como para quem prefere o financiamento direto com a construtora.

Em seu estoque existem casas com 2 e 3 quartos de alto padrão, com muito espaço de terreno, e Apartamentos para quem tem um estilo de vida moderno e que preza pelo conforto, com condições especiais de financiamento.

Se você gostaria de viver em Timbó acesse 👉 Morar em Timbó