“Tive uma carreira muito linda”; maior jogadora brasileira de handebol, blumenauense Duda Amorim se despede das quadras
Blumenauense destaca que tirará um tempo para descansar, mas quer permanecer no esporte
A blumenauense Duda Amorim, maior nome do handebol brasileiro e eleita melhor jogadora do mundo da década no ano passado, anunciou a aposentadoria como atleta no último fim de semana. No domingo, 29, ela fez a última partida na carreira, atuando pelo Bucharest, da Romênia, conquistando a vitória e o título da temporada no país europeu.
De malas prontas e preparada para retornar ao Brasil, Duda conversou com o jornal O Município Blumenau e falou sobre a emoção de encerrar a carreira vitoriosa. Foram 15 anos atuando na europa, conquistando cinco vezes o título da Champions League – principal competição europeia da modalidade. Além disso, pela seleção brasileira Duda foi campeã mundial em 2013 e três vezes conquistou o título pan-americano.
Entre os títulos individuais, foi eleita em 2021 a melhor jogadora do mundo da década, pelo site Handball Planet, um dos mais importantes na modalidade. Em 2014 foi considerada a melhor jogadora do mundo do esporte, em 2017 a melhor defensora de handebol do mundo, além de quatro vezes a melhor jogadora da Champions League.
“Graças a Deus tive uma carreira muito linda. É muito bom olhar pra trás e ver o quanto conquistei. É grande parte da minha vida, o esporte me proporcionou muitas alegrias, viajar o mundo, conhecer culturas diferentes, se dedicar a algo que ama, ter conquistas com grupos diferentes, trabalhar com profissionais excepcionais. Me sinto muito privilegiada”, afirmou a agora ex-jogadora de handebol.
Após o anúncio da aposentadoria, Duda afirmou que primeiro pretende descansar um pouco e aproveitar a família. A intenção é permanecer trabalhando com o esporte, mas ainda está com o futuro indefinido.
“Por enquanto vou aproveitar, fazer algumas viagens com a família. Depois vou me organizar e mandar alguns currículos. Gostaria de me manter no meio esportivo, mas planejado tenho apenas em outubro um curso da federação europeia de handebol”, concluiu.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: