X
X

Buscar

Covid-19: Toque de recolher entrará nas novas medidas restritivas do governo de SC

Prefeito em exercício Marcelo Lanzarin participou da reunião junto do secretário de saúde de Blumenau

Toque de recolher durante a madrugada, obrigatoriedade do uso da máscara, ampliação do horário do comércio e manutenção do transporte coletivo estão entre as novas medidas restritivas a serem anunciadas pelo governo de Santa Catarina.

A decisão do governador Carlos Moisés partiu de uma reunião com os representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira, dia 2.

Com 15 regiões no estado gravíssimo de contaminação da Covid-19 (apenas o Extremo Oeste segue em nível grave), o enfrentamento precisou ser reforçado. As medidas valerão para todo o Estado por um período de 15 dias a partir edição do decreto, que deverá ser publicado em até 48 horas.

Blumenau foi representada pelo prefeito em exercício, Marcelo Lanzarin, e pelo secretário municipal de saúde, Winnetou Krambeck. Além das regras, os prefeitos também discutiram o aumento no número de casos e a ocupação de leitos hospitalares.

“São praticamente as ações que nossos Estados vizinhos já tomaram. Nós acreditamos que com essas medidas, especialmente o toque de recolher, vamos diminuir o contágio e também diminuir a questão dos acidentes de trânsito, que também ocupam nossas UTIs”, comentou Lanzarin.

Leia também: Blumenau ultrapassa marca dos 205 óbitos por Covid-19 e já registrou mais de 25,5 mil casos positivos

A unanimidade entre os participantes é que o combate precisa ser feito sem prejudicar o setor econômico. Os ônibus terão ocupação máxima de 70%. Já o comércio terá os horários de atendimento no fim de ano ampliados, para não promover aglomerações.

Na parte da noite, os estabelecimentos deverão fechar as portas até as 23h. Clientes que já estejam no local podem ficar no recinto até meia-noite.

“Essas medidas têm a intenção de mostrar para a sociedade que estamos em um momento de agravamento do risco. Tomamos a decisão com base em um amplo diálogo com os prefeitos. Tivemos uma reunião extremamente produtiva e definimos ações conjuntas, que valem para todo o Estado e pretendem frear o avanço da doença”, afirmou o governador.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar