Trabalhadores de multinacional encontram portas fechadas e descobrem que serão demitidos

RR Donelley, na Itoupava Central, informou que solicitou a autofalência

Trabalhadores da multinacional do setor gráfico RR Donelley, na Itoupava Central, encontraram a empresa de portas fechadas nesta manhã de segunda-feira, 1º. Eles foram comunicados de que a empresa está encerrando as atividades por dificuldades financeiras.

A RR Donelley é a marca que assumiu a antiga Moore Formulários. Cerca de 120 pessoas trabalham na unidade blumenauense. Desde 21h de domingo, nem o gerente local da empresa conseguiu acessar o parque industrial, na rodovia Doutor Pedro Zimmermann. Uma empresa de segurança foi contratada para garantir que ninguém ultrapasse os portões.

“Eles estão aqui pra ninguém entrar e a gente tá aqui fora para garantir que nada vai sair”, disse o impressor Izadir Hostin, que trabalha no local há 20 anos.

Para se proteger do sol, um grupo de trabalhadores atravessou a rua e permaneceu sob o telhado de um rancho. Nenhum deles esperava a decisão da empresa. Eles planejam permanecer no local, revezando entre outros funcionários, até que a situação seja resolvida.

Alice Kienen

O Sindicato dos Trabalhadores na Industria Gráfica de Blumenau e Região (Sindigraf) fez uma assembleia em frente à empresa na manhã desta segunda. Os trabalhadores decidiram aguardar uma reunião, agendada para as 14h.

Comunicado

Os funcionários que chegavam no local recebiam uma carta comunicando a decisão. No comunicado, a RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda. justifica a decisão a partir das condições atuais do mercado editorial, especialmente no Brasil. Especialmente após a perda de um grande cliente nacional.

De acordo com a RRD, a empresa não teria caixa suficiente para honrar as folhas de pagamento do mês seguinte, porém garantiram que os passivos trabalhistas e tributários pendentes serão pagos.

A intenção é rescindir todos os contratos de trabalho já nos próximos dias, permitindo que os funcionários busquem o FGTS e o seguro-desemprego. Confira o comunicado completo abaixo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo