X
X

Buscar

Trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau se manifestam contra suspensão

Cobradores e motoristas em férias coletivas desde o dia 18 de março pedem pela retomada do serviço

Cobradores e motoristas de ônibus do transporte coletivo de Blumenau se reuniram no terminal do Aterro na manhã desta quarta-feira, 15. O grupo, composto por ao menos 20 pessoas, pedia pela retomada do serviço. Poucos utilizavam máscaras de proteção, que se tornarão obrigatórias em Blumenau na próxima semana.

A manifestação pacífica foi realizada próximo ao fim das férias coletivas que um acordo garantiu aos funcionários. Entretanto, não tem relação com o sindicato da categoria, o Sindetranscol.

“Nesse grupo estão trabalhadores com medo de perder emprego e renda e outros que estão defendendo o presidente e querem trabalhar porque acham que a pandemia não é pra tanto”, afirmou o assessor Julio Castellin.

Suspenso desde o dia 18 de março, quando o primeiro decreto foi publicado no estado, o transporte coletivo permanecerá sem atividades pelo menos até o dia 30 de abril. Ainda assim, não há garantia de retomada após este prazo.

Sindicato se posiciona a favor do isolamento

Na publicação do acordo especial firmado entre sindicato e Blumob, o Sindetranscol se manifestou a favor do isolamento social. Apesar de considerar a medida drástica e entender os prejuízos, a diretoria considera o confinamento uma forma de conter o avanço da doença.

“A diretoria do Sindetranscol defende a vida em primeiro lugar e apoia todas as medidas que visem a sua preservação, bem como a prevenção e a promoção da saúde de toda a população”, afirmou o sidnicato em nota.