Trabalhos sobre respeito a casais homossexuais e feminismo são retirados de escola em Blumenau após reclamações
Situação aconteceu na Escola Municipal Patrícia Helena Pegorim, no bairro Fortaleza
Trabalhos efetuados por estudantes do sexto ao nono ano da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Pegorim, no bairro Fortaleza, foram retirados de um mural após reclamações de alguns pais de alunos e políticos de Blumenau e do estado.
As tarefas, que fazem parte de uma Amostra de Arte, tinham diversos temas, como respeito ao meio ambiente, realidade social e etc. Alguns dos trabalhos trataram de temas relacionados ao feminismo e respeito a casais homossexuais.
“Amor entre pessoas do mesmo sexo não é e nunca será um problema. O problema é o seu preconceito”, “Branca de Neve contra violência contra mulher” e “meu corpo, minhas regras”, eram frases contidas nos trabalhos removidos.
Um cartaz sobre casos de mortes de mulheres em abortos clandestinos também estava entre os trabalhos que foram retirados dos murais. Veja alguns deles abaixo:
De acordo com informações obtidas pela reportagem com professores, os trabalhos foram colocados nos murais na segunda-feira, 29. No dia seguinte, chegaram as primeiras reclamações dos pais e de políticos, que continuaram nos dias seguintes.
Nesta quinta-feira, 2, eles foram retirados. Alguns cartazes considerados “menos polêmicos”, permaneceram, como no caso da imagem abaixo.
O que diz a Secretaria de Educação
Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Educação questionando qual foi a interferência e atitudes tomadas pela pasta. Por meio de nota, informaram que os trabalhos foram retirados para avaliação e que não compactuam com nenhum tipo de “doutrinação ideológica”. Confira abaixo a nota na íntegra:
Nota Oficial
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece, a respeito da Mostra de Arte realizada pela Escola Básica Municipal Patrícia Helena Pegorim, que, após denuncias de que os conteúdos entregues pelos estudantes não condiziam com a faixa etária dos mesmo, os trabalhos foram recolhidos para conhecimento e avaliação. Vale reforçar que a Secretaria Municipal de Educação não compactua com nenhum tipo de doutrinação ideológica, bem como rechaça qualquer ato que dissemine ou promova qualquer tipo de preconceito.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: