“Tragédia anunciada”; indignados, funcionários da coleta de lixo de Blumenau devem fazer protesto pedindo por melhorias
Funcionários relatam falta de manutenção em caminhões e de segurança no trabalho
Após o acidente que resultou na morte de Ezequiel Albino Ramiro, de 27 anos, os funcionários da Racli Limpeza Urbana, responsável pela coleta de lixo urbana de Blumenau, estão organizando um protesto na manhã desta quarta-feira, 11. O motivo seria, além do momento de luto, a reivindicação por melhorias na manutenção dos caminhões e segurança no trabalho.
O protesto será realizado na sede da empresa, no bairro Salto do Norte, no início do expediente e devem parar o serviço durante a manhã. Em contato ao jornal O Município Blumenau, diversos funcionários, que preferiram não se identificar, relataram situações que viveram durante o tempo de trabalho na empresa.
“Não foi dado nem um dia de luto pelo nosso amigo que morreu. Queremos parar em respeito a perda, mas também para procurar por melhorias no trabalho”, relata um dos funcionários que estava no momento do acidente.
“Tragédia anunciada”
“Uma tragédia que já era anunciada, foi algo que poderia ser evitado, mas para eles está tudo bem porque amanhã é outro trabalhando no local”, completa o trabalhador. Além disso, uma das principais reclamações envolvem a falta de manutenção dos caminhões, que estão há mais de cinco anos em uso.
Outro trabalhador, que está há seis meses na empresa, relata sua experiência. “Desde que eu comecei a trabalhar já tinha muita coisa irregular. Há falta de segurança nos equipamentos e manutenção dos caminhões. Só queremos ser ouvidos”, conta.
Outro funcionário conta que são dadas duas luvas por semanas de EPI’s, já a botina usada é trocada a cada seis meses, porém caso seja rasgada durante o uso antes do tempo, o valor é descontado do salário.
Leia também: Empresa de coleta de lixo emite nota sobre acidente que matou trabalhador em Blumenau
Acidentes recorrentes
Um dos trabalhadores contou que já sofreu acidentes por conta de falhas mecânicas no caminhão utilizado para a coleta. Em um desses casos, por conta de uma falha nos freios, o caminhão quase caiu em uma casa, sendo parado por uma árvore, após não conseguir parar em um morro.
“São situações que a gente precisa suportar para ganhar o pão de cada dia. Caminhões precários, sem manutenção correta”, acrescenta.
Leia também:
1. Candidatos a prefeito de Blumenau participam de conversa com Acib e empresários
2. VÍDEO – “Vida nova para família”, diz morador de Gaspar que ganhou sozinho casa, carro e R$ 100 mil na Trimania
3. Identificado motociclista que morreu após se chocar com meio-fio, em Blumenau
4. Quais são as propostas dos cinco candidatos a prefeito de Blumenau para o esporte
5. Blumenau tem refeição mais barata que a média nacional, segundo pesquisa
Veja agora mesmo!
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: