Trajetórias profissional e política: confira o currículo dos candidatos a prefeito de Blumenau

Campanhas dos candidatos a prefeito e vice-prefeito encaminharam as informações sobre a trajetória profissional e política dos concorrentes

A pedido do jornal O Município Blumenau, as campanhas dos candidatos a prefeito de Blumenau encaminharam os currículos com a trajetória profissional e política dos concorrentes ao Executivo municipal. Também foram encaminhados os currículos dos candidatos a vice-prefeito de cada uma das cinco chapas.

Disputam a Prefeitura de Blumenau Ana Paula Lima (PT), Delegado Egidio (PL), Odair Tramontin (NOVO), Ricardo Alba (PODE) e Rosane (PSOL). A ordem da apresentação de cada candidato segue a ordem do nome na urna.

Trajetórias profissional e política: confira o currículo dos candidatos a prefeito de BlumenauAna Paula Lima (PT) é candidata à prefeita de Blumenau pela coligação União, Renovação e Trabalho, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), Avante, PDT, PSB e Solidariedade. Natural de Curitiba (PR), ela tem 60 anos. Ela veio para Blumenau com poucos meses de vida.

Trajetória profissional

Ela se graduou em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), trabalhou no Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e depois, como enfermeira concursada na Prefeitura de Blumenau. No primeiro mandato de Décio Lima como prefeito de Blumenau, Ana Paula presidiu a Promenor.

Trajetória política

Foi a primeira deputada estadual eleita por Blumenau, em 2002, tendo ocupado uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por quatro mandatos consecutivos, até 2018. Em 2022, ela foi eleita deputada federal (PT/SC). Além disso, ela é vice-líder do governo e secretária da Primeira Infância, Infância e Juventude na Câmara dos Deputados desde 2023.

Léo Bittencourt (PSB), candidato a vice-prefeito

Léo Bittencourt (PSB) é candidato a vice-prefeito na chapa com Ana Paula Lima. Natural de Chapecó, ele tem 67 anos. Ele se mudou para Blumenau em 1986.

Trajetória profissional

Ele é formado em Contabilidade. Em 1982, passou no concurso do Banco do Brasil, onde trabalhou até 1995. Em 1992, formou-se em Direito pela Furb, e atua como advogado trabalhista desde então. Atualmente é assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb).

Trajetória política

Léo Bittencourt ingressou na política filiando-se ao antigo PCB, quando trabalhava no Banco do Brasil em Abelardo Luz. Depois, quando pediu transferência para Pomerode, foi diretor do Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região, quando atuava como advogado no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil. No governo Décio Lima, presidiu o Seterb até 2000 e, depois, foi secretário de Obras até agosto de 2002. Foi candidato a vereador pelo antigo PPS em 2008.

Trajetórias profissional e política: confira o currículo dos candidatos a prefeito de BlumenauEgidio Maciel Ferrari, o Delegado Egidio (PL), é candidato a prefeito de Blumenau pela coligação Proteger e Servir, formada pelos partidos PL, Federação PSDB e Cidadania, MDB, PP, PRD, Republicanos e União. Natural de Blumenau, ele tem 42 anos.

Trajetória profissional

Formado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), ele é Delegado de Polícia Civil há mais de 12 anos e já atuou nas delegacias de Curitibanos, Gaspar, Blumenau e Brusque. Em Blumenau, comandou as equipes de investigação de roubos e homicídios (DIC) e em 2018 assumiu como Delegado Regional. Ele tornou-se Embaixador do movimento de proteção animal no Brasil, o Cadeia para Maus-Tratos.

Trajetória política

Em 2022, concorreu pela primeira vez a um cargo político e foi eleito Deputado Estadual de Blumenau, com 34.912 votos, sendo o mais votado no município. Durante o mandato na Alesc, trabalhou em prol das forças de segurança e da causa animal, iniciando um programa de castração em SC, entre outras áreas.

Maria Regina (PSDB), candidata a vice-prefeita

Maria Regina de Souza Soar (PSDB), é a atual vice-prefeita de Blumenau e concorre como candidata a vice-prefeita na chapa com Delegado Egidio. Natural de Blumenau, ela tem 53 anos.

Trajetória profissional

Ela é formada em Administração de Empresas pela Furb, tem pós-graduação em Administração Hospitalar pelo IPG. Já atuou no setor privado e público, com destaque para a gerência geral do Hospital Santo Antônio, em 2012, e entre maio e dezembro de 2020, atuou como Consultora de Gestão em Saúde na Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na Clínica de Oncologia e Radioterapia de Blumenau (CORB) e no Instituto Catarinense de Neurologia e Neurocirurgia (ICANN).

Trajetória política

Filiada ao PSDB desde 2003, quando assumiu o primeiro cargo público, como gerente regional de saúde na antiga SDR, onde ficou até 2009. Neste mesmo ano, assumiu como assessora técnica da Prefeitura de Blumenau e, logo na sequência, foi nomeada como Secretária da Saúde na Prefeitura de Pomerode, cargo que ocupou até 2012. Em 2013, assumiu o cargo de secretária da Saúde na Prefeitura de Blumenau, onde atuou até 2018. Em 2020, participou da primeira eleição como candidata a vice-prefeita, sendo eleita no cargo que exerce atualmente.

Trajetórias profissional e política: confira o currículo dos candidatos a prefeito de BlumenauOdair Tramontin (Novo) é candidato a prefeito de Blumenau pela coligação Blumenau de um jeito Novo, formada pelos partidos Novo e PSD. É natural de Campo Erê (SC) e tem 62 anos. Ele veio para Blumenau aos 17 anos.

Trajetória profissional

Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1987. Fez especialização em Direito Penal e Processual Penal, tornando-se promotor de Justiça. Foi o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial e Repreensão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau. Mestre em Ciências Jurídicas, foi professor na Universidade Regional de Blumenau (Furb) desde 1990, chefiando o Departamento do Curso de Direito.

Trajetória política

Odair Tramontin teve a primeira experiência na política em 2020, quando concorreu ao cargo de prefeito de Blumenau pelo Novo e obteve 22.846 votos, alcançando a terceira posição no primeiro turno com 14,24%. Em 2022, foi candidato a governador de Santa Catarina pelo Novo e obteve 22.120 votos, 11,29% dos votos válidos.

Carlos Wagner (PSD), candidato a vice-prefeito

Carlos Cezar Wagner (PSD), conhecido como Alemão, é vereador eleito em Blumenau e candidato a vice-prefeito na chapa com Odair Tramontin (Novo). Natural de Chapecó (SC), ele tem 58 anos.

Trajetória profissional

É empresário industrial no ramo de metal-mecânico com a Alumetal, empresa que iniciou há mais de 30 anos. Tem envolvimento em ações ambientais e em causas relacionadas com a defesa civil, prevenção e resposta a enchentes e desastres naturais. Eealiza ações sociais voltadas para o esporte com crianças da região. Ele mantém diversos núcleos esportivos e de ações culturais, como escolinhas de futebol através da Associação de Escolinhas de Futebol da Alumetal (AEFA), karatê, judô, motocross e outras atividades e já atendeu mais de 25 mil crianças e adolescentes.

Trajetória política

Em 2020, concorreu a eleição e foi eleito vereador para a legislatura 2021 a 2024.

Trajetórias profissional e política: confira o currículo dos candidatos a prefeito de BlumenauRicardo João Peluso Alba (PODE) é candidato a prefeito em Blumenau pelo Podemos, que lançou chapa pura. Natural de Blumenau, ele tem 39 anos.

Trajetória profissional

Alba é formado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Além disso, ele tem pós-graduação em Direito Público e mestrado em Desenvolvimento Regional.

Trajetória política

Participou de manifestações de rua em Blumenau, posteriormente foi eleito vereador, em 2016. Dois anos depois, em 2018, ele foi eleito o deputado estadual mais votado de Santa Catarina.

Percy de Borba (PODE), candidato a vice-prefeito

Percy de Borba (PODE), é candidato a vice-prefeito na chapa pura com Ricardo Alba (PODE). Natural de Florianópolis, ele tem 54 anos. Mudou-se para Blumenau quando tinha 3 anos.

Trajetória profissional

Ele é formado em Comércio Exterior. Começou a carreira na Haco Etiquetas, na área de exportação e depois de 7 anos passou a empreender. Atualmente ele é empresário.

Trajetória política

Esta é a primeira vez que ele participa de uma eleição.

Trajetórias profissional e política: confira o currículo dos candidatos a prefeito de BlumenauRosane Magaly Martins (Psol), é candidata à prefeita de Blumenau pela Federação PSOL/REDE. É natural de Blumenau e tem 62 anos.

Trajetória profissional

Formou-se em Direito nos anos 2000. Antes disso, nos anos 80, foi vice-presidente do DCE onde buscou em Brasília federalizar a Furb. Nos anos 90 atuou como jornalista assessorando sindicatos de trabalhadores metalúrgicos e de professores municipais. Após se tornar advogada, defendeu as pessoas idosas.

Em 2009 concluiu a pós-graduação no México de Gestão em Saúde Pública, presidiu o Instituto Ame suas Rugas. Em 2006 e 2007 presidiu o Conselho Municipal de Cultura e implementou os editais de cultura em favor dos artistas da cidade. Em 2019 concluiu o Mestrado em Educação, foi professora universitária do curso de Direito e de pós-graduações em SC.

Atualmente coordena a ONG Mães do Amor em defesa da diversidade, integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB, a ABC Ciclovias, a Acaprena (Associação Catarinense de Preservação da Natureza) e o Conselho Municipal de Saúde.

Trajetória política

Em 2020, Rosane concorreu ao cargo de vereadora na eleição municipal de Blumenau, mas não foi eleita. Já em 2022, disputou uma vaga na Alesc, mas também não foi eleita para o cargo de deputada estadual. Esta será a terceira eleição que ele participará, disputando o cargo de prefeita de Blumenau.

Jaísa Dolzan (PSOL), candidata a vice-prefeita

Jaísa Dolzan (Psol), é candidata a vice-prefeita na chapa pura com Rosane. Ela é natural de Rio do Sul (SC), e tem 51 anos.

Trajetória profissional

Ela é pedagoga formada na UFSC e pós-graduada na Unisul em Políticas Públicas Sociais e Demandas Familiares. Atua como professora na rede pública municipal de Blumenau há 33 anos. Ela já atuou no ensino fundamental e na educação infantil, além de ter experiência na gestão e no acolhimento de crianças e adolescentes. Também atua nos movimentos sociais e sindical desde os anos 90. Atualmente é diretora na ONG Mães do Amor em defesa da diversidade.

Trajetória política

Esta é a primeira vez que ela participa de uma eleição.

Leia também:
1. Gasolina comum em Blumenau é a terceira mais cara entre maiores cidades de SC
2. Identificada jovem de 22 anos que morreu em acidente, em Blumenau
3. Escritora de Blumenau estará na Bienal do Livro de SP com seu primeiro lançamento
4. Jovem relata ter sofrido racismo e agressões de três mulheres em estabelecimento de Blumenau
5. Santa Catarina volta a ser impactada pela fumaça das queimadas na Amazônia


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo