Nos últimos anos, o mundo tem passado por uma série de transformações. Se antes da Covid-19 não se perdia tempo pensando na imprevisibilidade da vida, hoje se entende a necessidade de estar sempre pronto para o inesperado. Uma das consequências da pandemia foi a forma como se vive na prática, que também mudou. Além do trabalho, dos estudos e das relações, as compras migraram para o online. A transformação digital ganhou fôlego, modificando assim o modus operandi do consumidor e, inevitavelmente, do mercado.

Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostram que o primeiro semestre de 2023 houve um crescimento de 7,7% nos prêmios (valor que os segurados pagam às seguradoras), somando 181,77 bilhões de arrecadação. E de olho na tendência da digitalização de serviços, algumas corretoras optaram por facilitar a vida do consumidor – garantindo praticidade e velocidade para momentos de incerteza. É o caso da Ailos Corretora, de Blumenau (SC), que neste ano passou a oferecer a possibilidade de contratação 100% online dos seguros de vida, viagem e residencial por meio do App Ailos (disponível para Android e iOS).

Filiada ao Ailos Sistema de Cooperativas de Crédito, que conta com mais de 1,5 milhão de cooperados, a Corretora teve até junho de 2023 um incremento de 20% na carteira de seguros comparado ao mesmo período de 2022. Somente no ramo de vida o crescimento foi de 24%, sendo que destes, 9% foram resultado de contratação digital.

“Hoje, nosso cooperado não precisa se deslocar até um Posto de Atendimento para contratar um seguro. A Ailos Corretora conta com um atendimento multicanal via SAC, WhatsApp e contratação via App – tudo na palma da sua mão e com apenas alguns cliques. Encurtamos o caminho entre a necessidade e a solução”, comenta Ivan Krug, gerente da Ailos Corretora.

O melhor de dois mundos

O atendimento personalizado e próximo é uma das características primordiais das cooperativas Ailos. Ivan destaca que manter um bom relacionamento com o cooperado, prestando atenção às suas demandas e promovendo o atendimento humanizado, seja presencial ou digitalmente, segue como prioridade para o sistema de cooperativas.

“As cooperativas de crédito não deixam nada a dever em relação a bancos digitais e fintechs. Diria, ainda, que temos uma vantagem crucial: conseguimos trabalhar com o melhor dos dois mundos. Oferecemos o serviço digital sem perder a essência do atendimento olho no olho, que sabemos que é importante para o nosso público”, comenta.

Abaixo, ele fala mais sobre o seguro de vida – segundo ele, um dos mais importantes para se contratar – e o que esperar do segmento nos próximos anos:

1 Quais são as principais vantagens de ter um seguro de vida?
O seguro de vida oferece coberturas que possibilitam o titular a receber a indenização em vida, garantindo um dia a dia mais tranquilo. Sabemos que a nossa paz de espírito não tem preço, e esta é uma solução que traz justamente isso para quem contrata: tranquilidade. Além disso, há proteção financeira para o segurado e seus familiares (inclusive em caso de afastamento do trabalho), cobertura para doenças graves… Quem contrata o seguro de vida Ailos, por exemplo, concorre a um sorteio mensal de até R$ 100 mil. É uma grande vantagem.

2 Como as cooperativas Ailos encaram as mudanças na contratação do produto em um mundo cada vez mais digital?
Nós acreditamos que, cada vez mais, as pessoas buscam praticidade e agilidade para o dia a dia. O aumento da procura por produtos e soluções que podem ser adquiridos pelo celular ou computador, no conforto de casa, é uma prova disso – e nós estamos sempre de olho em novas formas de possibilitar esse tipo de comodidade. Afinal, o mundo evolui e nós evoluímos com ele.

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