Transformador de 122 toneladas está a caminho de Blumenau há quase um mês
Transformador da Itaipu passará por manutenção em Blumenau
Um transformador de 122 toneladas está sendo transportado da usina hidrelétrica de Itaipu até Blumenau para passar por manutenção na WEG. O transporte desse transformador já foi interrompido duas vezes e foi retomado nesta quinta-feira, 13.
A carreta que transporta o transformador é um caminhão plataforma de 39 metros de comprimento, três metros de largura e 124 rodas e saiu de Foz do Iguaçu (PR) no dia 18 de janeiro. Inicialmente o trajeto deveria levar 20 dias para ser concluído, pois o caminhão não pode passar de 40 km/h.
Interrupções
A primeira interrupção aconteceu, pois o veículo não possuía a Autorização Especial de Transporte (AET) – devido as grandes dimensões – emitida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), fazendo ele ficar 18 dias parado às margens da PR-493. Após pegar a autorização e pagar uma multa de R$ 2,5 mil o veículo foi autorizado a seguir a viagem na última terça-feira, 11.
A segunda interrupção ocorreu poucos quilômetros após a liberação, pois o DNIT disse ter dúvida sobre a passagem do veículo em uma passarela na cidade de Pato Branco. Após fazer a medição, a carreta foi liberada para seguir viagem nesta quinta-feira, 13.
Em nota, a hidrelétrica de Itaipu informou que o transporte está sendo realizado por uma empresa especializada contratada pela WEG, que é a responsável pela manutenção.
A WEG informou em nota que tomou conhecimento da situação e pediu para a transportadora regularizar todo o transporte. Já a empresa responsável pelo transporte informou que foram necessários ajustes na documentação e que esse pedido de liberação já foi encaminhado ao DER, que aprovou a documentação.
Manutenção do transformador
Antes do transformador, 32 mil litros de óleo usados no equipamento e duas carretas com peças como trocador de calor, buchas, bombas e válvulas, já tinham sido levadas para a fábrica em Blumenau.
“A execução do serviço na fábrica, fora da usina, deve-se ao fato de os procedimentos de desmontagem e montagem do transformador serem complexos e exigem uma grande estrutura e mão de obra especializada. Além disso, existem ensaios elétricos específicos que serão realizados no transformador, após a montagem, que não são exequíveis na usina”, detalhou o superintendente.
É estimado que o equipamento seja reinstalado em Foz do Iguaçu em meados de 2026.
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