Transporte marítimo entre Florianópolis e o continente já tem multinacional interessada; confira valor e rotas
Cinco rotas iniciais foram escolhidas
Nesta segunda-feira, 13, o governo de Santa Catarina irá lançar a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para a o transporte marítimo de Florianópolis. Após divulgado a PMI, os empresários interessados em instalar o transporte terão 30 dias para se manifestar de forma oficial.
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, duas empresas multinacionais já demonstraram interesse. Uma delas da Austrália e outra da Inglaterra. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) irá ajudar no financiamento do projeto. Um estudo feito pelo banco comprovou que é economicamente viável a alternativa de mobilidade.
O estudo teve como base o preço já estabelecido para quem for utilizar o transporte marítimo. Todas as cinco rotas iniciais escolhidas terão a taxa em torno de R$ 6,50.
Confira as rotas:
- Canasvieiras – Tijuquinhas;
- Santo Antônio de Lisboa – Biguaçu;
- Marina Beira-Mar – Centro de São José;
- Centro de Florianópolis – Beira-Mar de São José;
- Tapera – Palhoça.
Consulta pública
A população da Grande Florianópolis será consultada sobre o projeto em março de 2022. Logo após, o Tribunal de Contas fará avaliação do edital para que o trâmite corra legalmente. A licitação deve ser publicada ainda no primeiro semestre do próximo ano.
A previsão de início das operações é 2024.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube