X
X

Buscar

Troca das comportas da Usina do Salto vai provocar desabastecimento de água

Segundo o Samae, conclusão do serviço vai impedir captação durante 10 horas, na semana que vem

No próximo dia 23 de abril, a Celesc concluirá a troca das comportas da Usina do Salto. O procedimento para a retirada do conduto que é usado na captação de água bruta para a Estação de Tratamento de Água do Samae (ETA II) está marcado para 7h.

Os trabalhos começaram setembro de 2018, quando a Celesc inicou a substituição das centenárias estruturas das comportas de madeira por novas feitas de aço. Para evitar que as regiões atendidas pela ETA II sofressem com a falta de abastecimento, um conduto foi instalado no ponto onde o Samae capta água junto à Usina do Salto. A retirada da estrutura é necessária para colocar a usina em operação.

Onze peças que compõem o conduto serão retiradas pelas equipes da Celesc. O procedimento deve demorar cerca de 10 horas, e enquanto ocorrer a execução dos serviços, a captação de água não será realizada.

Poderá ocorrer desabastecimento nos bairros atendidos pela ETA II. O Samae conta com a colaboração dos moradores, para que economizem água neste período.

Além disso, em alguns momentos o sistema também poderá apresentar instabilidade, deixando a água turva. O diretor de Operações do Samae, Guto Reinert, informa que a situação deverá se normalizar quando terminar o procedimento.

“A troca das comportas oferecerá mais segurança aos técnicos que trabalham em áreas alagadas da usina e não haverá mais a necessidade de esvaziar o canal adutor para novas manutenções”, explica.

Os bairros atendidos pela ETA II que poderão sofrer com falta de água são: Água Verde, Do Salto, Escola Agrícola, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Pequena, Velha Grande, Velha Central, Vila Nova, Fidélis, Fortaleza, Fortaleza Alta, Itoupava Norte, Tribess, Nova Esperança, Badenfurt, Itoupava Central, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Salto do Norte, Testo Salto.