Trovoada com raios, granizo e vento forte assusta moradores de Blumenau
Houve registro de casas destelhadas e uma árvore foi atingida por um raio no bairro da Velha
A tempestade de verão desta terça-feira, 23, não trouxe o mesmo volume de chuva registrado há uma semana, mas assustou blumenauenses pela quantidade de raios e rajadas de vento. Houve ocorrências em diversos pontos da cidade.
Na rua Herval do Oeste, no bairro Velha Central, a ventania causou o destelhamento de algumas casas, o que gerou transtorno para os moradores da região. A Defesa Civil também registrou ocorrências de destelhamento na Rua Alaska, na Itoupavazinha, e na rua Pomerode, no Salto Norte.
Duas árvores caíram sobre a fiação elétrica no trevo próximo ao terminal do Aterro. Segundo informações preliminares, as árvores caíram em direção à calçada, mas não arrebentaram os fios dos postes. Técnicos da Celesc foram ao local. A Defesa Civil registrou outras quedas de árvores nas suas São Roque, na Itoupava Norte, e Margarida Bonifácio de Jesus, na Itoupavazinha. No Centro, alguns semáforos da rua 7 de Setembro deixaram de funcionar.
Na rua Divinópolis, bairro da Velha, moradores chamaram o Corpo de Bombeiros depois que um raio atingiu e incendiou uma árvore vizinha a uma casa. No Garcia houve diversos relatos de chuva de granizo, mas sem causar danos.
Volumes de chuva
Os maiores volumes de chuva do dia foram registrados pelas estações do AlertaBlu posicionadas mais ao Sul de Blumenau. Na região da Glória foram mais de 60 milímetros. Jordão e Nova Rússia receberam quase 40 milímetros de água até 21h.
A entrada de uma residência da rua da Glória cedeu e uma cratera abriu no local. Agentes da Defesa Civil vão até o local na manhã desta quarta-feira, 24, avaliar a situação. Há a suspeita de que parte da galeria que passa embaixo da via tenha ficado exposta.
Tarde mais quente do ano
A chuvarada veio após a tarde mais quente deste ano em Blumenau. Conforme o AlertaBlu, a estação do parque Ramiro Ruediger registrou 37,3 ºC, com sensação térmica de 44,8 ºC.
De acordo com dados do AlertaBlu, choveu cerca de 14,5 milímetros de água na última hora em todo o município. A região que registrou o maior volume foi o Jordão, com 6,8 milímetros. Depois dele, a Glória, com 4 milímetros, a Nova Rússia, com 4,8 milímetros, e a Araranguá, com 2,4 milímetros. Todas as ruas estão situadas no distrito do Garcia.
Leia também
Brusque é cidade da região mais atingida pela chuva desta terça-feira. Veja fotos