X
X

Buscar

TSE marca data para continuar julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

Após suspensão e retirada de pauta, julgamento deve ser retomado nesta semana

Uma nova data foi marcada para a continuidade do julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) optou por seguir com o julgamento na terça-feira, 30. O pedido de cassação parte da coligação Bora Trabalhar, formada por PSD, União Brasil e pelo antigo Patriota.

O julgamento começou no dia 4 de abril. Foi realizada a fase de sustentação oral. O “caso de Brusque”, em referência à cassação do ex-prefeito do município Ari Vequi (MDB) no ano passado, foi mencionado várias vezes. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, optou por suspender o julgamento naquela ocasião.

A retomada foi marcada para o dia 16 de abril. No dia da sessão, porém, o caso foi retirado de pauta, pois o ministro-relator Floriano de Azevedo Marques não foi à sessão por motivo de doença na família. A sessão em que ocorrerá a continuidade do julgamento, agora no dia 30, está marcada para as 19h.

A ação

A coligação Bora Trabalhar teve o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) como candidato ao Senado nas eleições de 2022. Ele ficou em segundo na contagem de votos, atrás de Seif, e não se elegeu.

O grupo político alega, entre outros argumentos, que houve uso da estrutura da Havan, empresa de Luciano Hang, durante a campanha do senador Jorge Seif. Sendo assim, a coligação entende que houve abuso de poder econômico.

A participação de Seif na 21ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), também envolve o pedido de cassação.

Quando a ação foi julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a segunda instância eleitoral, o pedido da coligação foi rejeitado por unanimidade. Depois, foi apresentado recurso ao TSE.

Leia os destaques da semana:

1. FOTOS – Novo Boulevard da Vila Germânica vai custar R$ 10 milhões e deve ser entregue até agosto
2. A artista blumenauense que transformou o hobby de pintar em sua primeira exposição
3. “Não temos pressa”; após pausa em obras, administração do Colégio Anglo garante manutenção da unidade em Blumenau
4. Empresa de Blumenau vence o “Oscar” do design mundial
5. Secretaria de Educação de Blumenau manda retirar, mas depois devolve livro sobre mulheres brasileiras às unidades de ensino


Veja agora mesmo!

Conheça o morador de Blumenau que já jogou no Metro, Vasco e até na Suíça: