X
X

Buscar

Tudo que sabemos sobre a enchente em Blumenau nesta sexta-feira

Confira as informações mais atualizadas sobre o assunto

Blumenau voltou ao estado de enchente na tarde desta sexta-feira, 3. Após uma madrugada e uma manhã de chuvas, o rio Itajaí-Açu ultrapassou os 8 metros por volta das 14h, deixando a cidade em alerta máximo e oficialmente em situação de enchente.

Confira, nesta matéria, as informações mais atualizadas e tudo o que sabemos até o momento sobre o risco de enchente em Blumenau.

Nível do rio

Com o rio em 9,24 metros às 19h desta sexta-feira, 3, o pico previsto para o Itajaí-Açu em Blumenau é de 9,60m por volta da meia-noite. Nas últimas 24 horas, mais de 113 mm de chuva caíram sob a cidade, 82% do esperado para o mês todo.

A cada uma hora, o site do AlertaBlu, da Defesa Civil de Blumenau, atualiza o nível do rio Itajaí-Açu. Acompanhe em tempo real neste link.

Em Blumenau, a cota de inundação do rio Itajaí-Açu é de 8 metros. Porém, alguns pontos da cidade são atingidos pela água a partir de 7,4 metros. Acompanhe imagens ao vivo do rio Itajaí-Açu através deste link.

Ocorrências atendidas

A Defesa Civil divulgou novas informações sobre chamados, e segundo o informado, a cidade já registrou 156 ocorrências nesta sexta-feira. Destas, 124 são registros de deslizamentos, duas de alagamento, 11 de quedas de árvore, e cerca de 22 analises de risco.

Na manhã desta sexta, um casal precisou ser encaminhado ao hospital após a casa onde estavam ser atingida por um deslizamento de terra e queda de uma árvore. O caso aconteceu por volta das 7h, na rua Bruno Ruediger, no bairro Velha Central.

Os dois estavam dormindo quando perceberam o deslizamento. Como a casa foi atingida pela árvore e pelo deslizamento, parte foi destruída e destroços foram parar na rua.

O casal conseguiu se libertar dos escombros sozinhos e estavam abrigados na residência de um vizinho quando os bombeiros chegaram. Eles tiveram ferimentos leves, e por conta disso precisaram ser atendidos no local. Em seguida, foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio. O local foi isolado pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda, no final da manhã, um grande deslizamento de terra ocorreu na rua Netuno, no bairro Escola Agrícola. A grande barreira caiu e atingiu as residências, chegando a cobrir carros e garagens com lama.

Confira: VÍDEO – Grande deslizamento de terra atinge diversas casas em Blumenau

Abrigados em Blumenau

O abrigo do bairro Itoupava Norte, localizado na Igreja Evangélica Livre, já foi aberto e está em uso. Segundo as informações da Defesa Civil de Blumenau, há 19 pessoas no local. As seis famílias são integradas por 11 adultos, seis crianças e dos adolescentes. Também há quatro cães e um gato no local.

Enem

Mesmo após fortes chuvas e situação de enchente em Blumenau, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está mantido na cidade. A primeira fase da prova acontece neste domingo, 5.

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito Mário Hildebrandt afirmou que, até o momento, a prova está mantida, exceto caso venha alguma outra recomendação por parte da Furb. Ainda, segundo ele, a previsão para sábado e domingo é de bom tempo, permitindo assim a realização do exame.

Saúde

Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) Garcia e Velha seguem com os atendimentos ambulatoriais do fim de semana, dias 4 e 5, com expediente das 7h às 18h. A atualização do calendário vacinal será realizada das 8h às 17h.

Ambulatório Geral da Família Irmã Marta E. Kunzmann (AGF Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso
Telefones: (47) 3381-7593 | 3381-7595

Ambulatório Geral da Família Haroldo Bachmann (AGF Velha)
Rua José Reuter, 125 – Velha Central
Telefone: (47) 3381-6249

Transporte coletivo

Após as ocorrências registradas devido às chuvas, prejudicaram o transporte coletivo durante a manhã desta sexta-feira, 3. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informou que algumas linhas estão com alterações no atendimento.

– A linha 707 (Concórdia) faz suas viagens somente até o salão de Caça e Tiro Concordia. A alteração de itinerário ocorre por conta de uma queda de barreira ocorrida da Rua Irmã Aluysianis, próximo ao penúltimo ponto da linha.

– Já a linha 303 (Franz Muller), na variante Ribeirão Gebien, está sem atendimento por conta de uma queda de barreiras na Rua André Nicoletti, na altura do número 634.

– A linha 306 (Bruno Ruediger) segue sem atendimento por conta de uma queda de barreira e residência que deixa a via bloqueada.

– A linha 403 (Progresso/Santa Maria), na variante Encano Alto atende somente até o ponto final da linha Progresso.

– E a linha 404 (Nova Russia), atende somente até a ETA III.

A SMTT ressaltou que as linhas retomam o atendimento habitual assim que as vias forem liberadas ao trânsito de veículos de forma segura.


Veja agora mesmo!

Campeã sete vezes no chope em metro: a paixão de Tatiane Choinacki pela Oktoberfest Blumenau: