Turbidez na água do rio Itajaí-Açu pode afetar abastecimento em Blumenau, alerta Samae

ETA II está operando com 90% da capacidade; já a ETA I está com apenas 50% da capacidade

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que as fortes chuvas ocorridas durante a madrugada em todo o Vale do Itajaí resultaram no aumento dos níveis de turbidez na água do rio Itajaí-açu neste domingo, 15, em Blumenau.

A situação da turbidez na água iniciou na quinta-feira, 12, após fortes chuvas no Alto Vale do Itajaí, que atingiram o Médio Vale na sexta, 13. No Vale do Itajaí, as chuvas iniciaram no período da tarde de sábado, 14, intensificando na madrugada deste domingo. Os técnicos da autarquia monitoram a situação e a ETA II está trabalhando com 90% da capacidade de tratamento de água. Já a ETA I permanece apenas trabalhando com 50% de sua capacidade total.

Algumas regiões já apresentam intermitência no abastecimento de água. Por isso, a autarquia reforça a orientação para a população evitar o desperdício de água.

Investimentos em 2023

Em 2023, está previsto o início das obras de construção de um novo sistema de abastecimento de água, incluindo a ampliação da captação de água bruta do rio Itajaí-açu e da Estação de Tratamento de Água (ETA II), aumentando a capacidade total de abastecimento na cidade em 40%. Serão investidos U$26 milhões recursos oriundos do Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata)

Um novo reservatório com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros de água tratada também será construído na ETA II ampliando a capacidade de adução para os bairros e reduzindo a intermitência. A previsão para a licitação da obra de Ampliação e Captação de água bruta é para fevereiro ou março e da ETA II para julho 2023.

A captação de água bruta, atualmente feita dentro da Usina do Salto, será transferida para o remanso natural existente nas proximidades da ETA II, um dos objetivos é reduzir o material particulado na água que será tratada. Esta obra também contemplará um novo sistema de Captação e Adução de água bruta para ETA II com pré-filtragem e desarenação, possibilitando que em situações de alta turbidez na água captada no Rio Itajaí- açu as partículas maiores que 2 mm fiquem retidas, diminuindo a entrada desses materiais nos equipamentos.

Já a nova Estação de Tratamento de Água, proporcionará aumento na capacidade de tratamento dos atuais 940 l/s para uma vazão máxima de 1.600 l/s. O incremento, atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II, inclusive, em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento, devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu.

Contato

Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115, opção 2 e (47) 99997-1621 (somente para mensagens).

Ouvidoria : atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (somente para mensagens) funciona das 8h às 22h.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo