Um mês após incêndio, empresa retoma produção de bicicletas em Blumenau
Objetivo é trabalhar no volume de produção e estoque para atender as lojas no Dia das Crianças e Natal
Próximo de completar um mês do incêndio no Complexo Celeiro do Vale, ocorrido no dia 7 de julho, considerado o maior registrado na história de Blumenau, a Free Action, uma das empresas atingidas, informou que está realizando ajustes estruturais em um novo espaço para retomar a linha de montagem de bicicletas.
Durante as quatro semanas após o ocorrido, uma equipe focou no levantamento das perdas e simultaneamente realizando o planejamento de retomada das atividades, para que a empresa possa voltar a produzir em breve.
A contabilização das perdas ainda não foi concluída, mas envolve o estoque, materiais prontos para montagem, máquinas, equipamentos, movelaria e itens que formavam o patrimônio material.
Mormaii
Fornecedora sul-americana do mercado de bicicletas, com as marcas próprias Free Action, Status Bike e licenciada para a marca Mormaii, a empresa se voltou para o compromisso que tem com as pessoas, atendendo colaboradores, fornecedores, credores, clientes, consumidores e comunidade.
As atividades administrativas necessárias após o incêndio foram avaliadas, a exemplo das férias coletivas concedidas aos colaboradores e autorizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico (Simetal).
Aos fornecedores e clientes, a empresa afirmou que não iria cessar as atividades, buscando apresentar alternativas ao que, no momento, não pudesse atender. Na área de assistência técnica, uma força-tarefa foi realizada para que nenhum atendimento deixasse de ser realizado.
Retorno
A Free Action está realizando ajustes estruturais em um novo espaço para retomar a linha de montagem de bicicletas e gradualmente acionará os colaboradores que estão em férias coletivas para voltarem às atividades.
O objetivo é trabalhar no volume de produção e estoque para atender as lojas no Dia das Crianças e Natal.
Na segunda-feira, 1º, foi montada de forma simbólica a primeira bicicleta após o incêndio, registrando o novo momento, que tem previsto o retorno da produção no dia 8 de agosto, seguindo um plano adaptável, dentro das possibilidades atuais de estrutura e processos.
Suporte
Por meio da Secretaria de Defesa Civil, a Prefeitura de Blumenau deu todo o suporte possível ao caso durante e após o ocorrido, até que a área pudesse ser liberada. O governador de Santa Catarina Carlos Moisés visitou o local do incêndio no dia 29 de julho, junto do Prefeito Mário Hildebrandt.
No encontro com o diretor da Free Action e equipe, no final da tarde daquele mesmo dia, o governador confirmou uma agenda entre os representantes das empresas e o secretário Estadual da Fazenda Paulo Eli, ocorrida nesta terça-feira, 2, em Florianópolis.
Nessa reunião, foram deliberadas as possibilidades relacionadas ao que o Estado possa aplicar em relação a amparos. A conversa teve a presença do presidente do Badesc Eduardo Alexandre Corrêa de Machado e do Deputado Estadual Milton Hobus, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc, que acompanha a situação da Free Action e avaliou junto do Executivo as alternativas que dependam de medidas provisórias ou projetos do Legislativo.