Na linha da frente do futebol mundial, Vinícius Júnior não passa despercebido a ninguém. O atacante de 24 anos, queridinho do Real Madrid, está vivendo seus anos dourados. Seu desempenho no clube espanhol está dando nas vistas e vem impressionando não só técnicos e torcedores brasileiros e como fãs um pouco espalhados por todo o mundo.

Esse artigo vai clarificar porque o goleador Brasileiro vai estar nas principais apostas na Copa América e porque a competição pode ajudá-lo a chegar no topo do futebol mundial.

Graça e Letalidade

Pixabay

Ágil e versátil, Vinícius Júnior é conhecido por criar boas oportunidades e confundir a zaga adversária. Tais características transformaram o jogador num dos principais artilheiros dos Galáticos e não foram poucas as vezes em que Vini surpreendeu adversários e torcedores espanhóis com dribles e passes impossíveis.

O técnico da Seleção, Dorival Júnior, parece ter entendido a lição e deve usar o atacante da mesma forma, na Copa América. Dorival busca uma equipe balanceada capaz de se mover facilmente, sem atacantes e volantes fixos. Neste contexto, Vini vai bater bola com outros três centroavantes, que também contarão com ampla liberdade de movimento: Rafinha, Rodrygo e Endrick.

A Copa América 2024 começa no dia 20 de junho e vai até o dia 14 de julho. Mas não é a primeira vez que Vini empresta seu talento à Seleção Brasileira. Na goleada de 4×0 contra o Chile, ele marcou seu primeiro gol com a camisa Canarinho, mas, na verdade, já foram quase 30 jogos disputados, entre amistosos e eliminatórias.

Rumo ao Topo

Carlo Ancelotti, lendário técnico dos Galácticos, não tem dúvida: a Copa América pode ser o passaporte de Vini Jr para a Bola de Ouro deste ano. Já o próprio atacante é mais discreto e quando perguntado se conquistaria a Bola de Ouro este ano, disse que conquistaria “no momento certo.”

Ancelotti, no entanto, tem bons motivos para fazer esta afirmação. Afinal, ele viu Vinicius Junior participar de 36 jogos com o clube na última temporada, balançando a rede 21 vezes, além de ter dado nove assistências.

O jogador apresentou algumas lesões no final do ano passado, mas não foram motivos para abalar seu desempenho em campo. Além disso, no jogo com o Bayern de Munique, foi estrela como autor dos dois gols do empate inicial de 2×2. Isto fez com que Los Blancos chegassem à final da Champions League pela 18ª vez.

Na final contra o Borussia Dortmund, em Wembley, Vini marcou o último gol da vitória de 2×0 do Real Madrid contra o time alemão, já quase no final do jogo. Com isso, tornou-se o artilheiro da equipe espanhola na competição. Foi justamente nesta ocasião que Ancelotti terá afirmado que “não há dúvidas” de que Vini Junior “merece ganhar a Bola de Ouro.” Caso atenda às expectativas dos torcedores brasileiros, Vini Jr tem, realmente, tudo para ser o melhor jogador do ano.

Sobre o Ballon d’Or

Pixabay

A premiação da revista France Football acontece todos os anos e a próxima edição da Bola de Ouro está marcada para o dia 30 de outubro. O prêmio é concedido baseado no voto de jornalistas especializados do mundo todo, escolhendo os cinco melhores de uma lista de 30 jogadores.

Neste ano, além de Vinicius Jr, os principais cotados são Kylian Mbappe (França), Toni Kroos (Alemanha) e Jude Bellingham (Inglaterra). O vencedor da última edição, Lionel Messi, tem menos chance de levar o prêmio novamente este ano, já que passou a temporada na inexpressiva liga americana, MLS.

Desafios Pela Frente

O Brasil está no Grupo D, junto com Paraguai, Colômbia e Costa Rica. Como sempre, o Brasil está entre os favoritos ao título, porém, a Argentina, atual campeã e ainda contando com Messi, aparece como favorita em diversos cenários. Mas também Colômbia e Uruguai são equipes fortíssimas, e podem dar bastante trabalho na competição.

No ranking da plataforma Goal, a Colômbia aparece como quinta maior cotada ao título da Copa América. A equipe Colombiana contará com craques como James Rodriguez, Luis Sinisterra e Luis Díaz, este último sendo uma das estrelas do Liverpool, atualmente. O confronto entre as duas Seleções é um dos mais aguardados da fase de grupos e certamente, marca um começo desafiador para ambas as equipes. Já Paraguai e Costa Rica não devem dar tanto trabalho ao Brasil.

A Argentina regressou um pouco antes do esperado depois que perdeu para a Arábia Saudita na última Copa do Mundo, porém a seleção se vem aprimorando desde então e tem uma equipe coesa e bastante ofensiva. Além disso, essa deverá ser uma das últimas competições do grande messi e ele deve estar super inspirado, por isso esse encontro promete, e muito!

Já a Seleção Brasileira vai contar com Vinicius Junior e um grande elenco. Dorival conseguiu passar pela fase de amistosos com grandes apresentações. O técnico afirmou ter ficado com uma ótima impressão de todos os jogadores, e isso parece ter sido recíproco. Sem dúvida, a torcida também gostou do que viu!