Unimed de Brusque distribui ‘Kit Covid-19’ e gera discussão nas redes sociais; cooperativa esclarece
Carta ensina como administrar a hidroxicloroquina, vitamina D, ivermectina e zinco quelado
Circulam nas redes sociais imagens de um Kit Covid-19 que estaria sendo distribuído pela Unimed de Brusque. As fotos mostram uma pequena caixa com um laço verde e dentro há uma carta informando como administrar a hidroxicloroquina, vitamina D, ivermectina e zinco quelado. Pelas imagens, não fica claro se dentro do kit estão os medicamentos citados.
As imagens foram postadas no Twitter com uma mensagem que sugere que a Unimed estaria distribuindo a caixa com os medicamentos à população. No papel é explicado como devem ser tomados, qual a quantidade e o tempo determinado para os medicamentos serem ingeridos.
Até a publicação desta matéria, o tweet já tinha mais de 3,5 mil curtidas e 1,3 mil retweets e comentários. A postagem causou revolta na rede social e diversas pessoas criticaram o kit. Além disso, as pessoas também questionaram o fato do medicamento ser entregue sem receita médica.
Explicação da Unimed
A reportagem do jornal O Município entrou em contato com a Unimed de Brusque para ter o contraponto. Por meio de nota encaminhada pela assessoria, a cooperativa explicou que o Kit Covid-19 foi distribuído aos profissionais de saúde que “desejaram realizar a profilaxia sugerida”.
No entanto, os medicamentos foram entregues com as orientações médicas e cada pessoa que recebeu o kit precisou assinar um termo de consentimento. Além disso, a cooperativa esclarece que “foram realizados exames para excluir doenças que possam ser agravadas pelo uso da profilaxia”.
A Unimed reiterou sua preocupação no combate a Covid-19 e disse ainda que respeita “todos os profissionais de saúde que vêm enfrentando incansavelmente esta pandemia no dia a dia”.
Confira a nota da assessoria
Nota de esclarecimento
A Unimed Brusque, preocupada com a crescente perda de trabalho profissional no combate ao Covid-19, vem a público esclarecer que oportunizou a profilaxia aos profissionais que atuam na linha de frente e também aos médicos cooperados, baseada no protocolo utilizado já há algumas semanas e amplamente divulgado em nível nacional pela Prefeitura de Porto Feliz-SP.
A Unimed Brusque informa que a utilização não era compulsória e após compra conjunta dos insumos tão escassos no mercado na atualidade, foi optado pela distribuição aos que desejaram realizar a profilaxia sugerida.
Desta forma, foi entregue o kit, assim como as orientações e assinado o termo de consentimento. Também foram realizados exames para excluir doenças que possam ser agravadas pelo uso da profilaxia.
A Cooperativa reitera a sua preocupação no combate ao Covid-19 e destaca seu respeito a todos os profissionais de saúde que vêm enfrentando incansavelmente esta pandemia no dia a dia.
Repercussão nacional
A conta oficial da Unimed Brasil no Twitter respondeu à publicação e informou que cada cooperativa têm autonomia para realizar ações que acharem necessárias. Além disso, o post informa que as cooperativas são instruídas a seguirem as “diretrizes previstas pelas associações e sociedades de especialidades médicas brasileiras, além dos protocolos aprovados pela OMS”.
A Unimed também afirmou no post que os médicos que compõem a cooperativa “têm autonomia para indicar tratamentos e procedimentos de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina”.