Universidade de Blumenau vai oferecer orientação gratuita para declaração do Imposto de Renda; saiba datas e como ter ajuda

Professores e acadêmicos da UniSociesc atuam de forma voluntária

Com o objetivo de oferecer suporte à população, o Núcleo de Apoio Fiscal da UniSociesc de Blumenau vai promover atendimento gratuito com orientações e ajuda para fazer a declaração completa. As datas serão em maio.

Os atendimentos serão realizados nas noites dos dias 8, 15, 22 e 29 de maio na sala 510 da unidade de Blumenau, localizada na rua Pandiá Calógeras, 272, bairro Jardim Blumenau, por professores e acadêmicos voluntários. O horário de atendimento é entre 19h e 21h30. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 encerra em 31 de maio.

“Para ajudarmos na declaração completa, a pessoa deve ter rendimento anual de até R$ 50 mil, bens de até R$ 300 mil, e não pode ser sócia de empresa. As pessoas interessadas em fazer a declaração devem trazer os documentos necessários (listados abaixo)”, explica a professora Eli Biscaro, coordenadora do NAF em Blumenau.

Ela ressalta que se a pessoa tem dúvidas se deve ou não declarar, pode ir presencialmente até o NAF que será orientada.

Confira a lista de documentos que você pode levar na hora de fazer a declaração:

Informes de rendimentos recebidos das fontes pagadoras (no caso de assalariados);
Informe de rendimentos do INSS (no caso de quem recebe benefícios previdenciários) ou de entidades de previdência privada;
Informes de rendimentos financeiros fornecidos por bancos;
Informes de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada (é preciso nome e CNPJ da entidade);
Recibos/carnês de pagamento de despesas escolares dos dependentes ou do próprio contribuinte (é preciso nome e CNPJ dos emitentes);
Recibos de aluguéis pagos/recebidos em 2023;
Nome e CPF dos beneficiários de despesas com saúde (médicos, dentistas, psicólogos etc.);
Nome e CNPJ dos beneficiários de pagamentos a pessoas jurídicas (planos de saúde, exames laboratoriais etc.);
Nome e CPF dos dependentes;
Nome e CPF dos alimentados (para comprovar o pagamento de pensão alimentícia);
Escrituras ou compromissos de compra e/ou venda de imóveis/terrenos adquiridos/vendidos em 2023;
Documento de compra e/ou venda de veículos em 2023 (marca, modelo, placa e nome e CPF/CNPJ do comprador/vendedor);
Documento de compra de veículos/bens por consórcios em 2023;
Documentos sobre rescisões trabalhistas (se for o caso), com valores recebidos (salários, férias, 13º salário, FGTS etc.);
O contribuinte que estiver fazendo a primeira declaração precisa indicar o CPF e o título de eleitor.

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