Aberta consulta pública sobre mudanças no transporte coletivo de Blumenau
Agência reguladora (Agir) aceita contribuições via internet até o dia 27
Usuários do transporte coletivo de Blumenau podem sugerir mudanças no relatório final da comissão que analisou o contrato de concessão do serviço à BluMob. A Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) abriu consulta pública nesta segunda-feira, 13, e aceitará contribuições até o dia 27. Tudo deve ser feito pela internet (clique aqui para acessar o formulário).
No documento, o usuário pode opinar sobre as conclusões que a Comissão Especial Mista para o Transporte Público Coletivo chegou. Formado por representantes da Agir, Seterb, BluMob e Câmara de Vereadores, o grupo sugeriu ações para diminuir os custos do contrato, como a extinção e aglutinação de linhas, e a redução no número de ônibus da frota.
“As contribuições são sobre o relatório, mas por exemplo, o relatório analisa ofertas de horários. Se a pessoa utiliza uma linha que não foi atendida, mas ela sabe que tem uma falha naquela linha e quer sugerir melhoras, ela pode”, explica o gerente da Agir, Daniel Narzetti.
Ainda de acordo com Narzetti, a agência responderá a todas as sugestões ou críticas enviadas. Após analisá-las, uma audiência pública será marcada, o que deve ocorrer no próximo mês. Termos aditivos poderão ser feitos no contrato para efetivar as mudanças.
“A pessoa que tiver uma contribuição a fazer, ela vai ter que se justificar. Quanto mais for rica em detalhes a contribuição da pessoa, mais endossada vai ter que ser a resposta para esse questionamento ou posicionamento”, ensina o gerente.
Ônibus novos
Os ônibus novos já chegam com potência de 180 cavalos e não 200, como exigia o contrato de concessão. Mais cinco chegaram recentemente, elevando o percentual de ônibus adquiridos zero quilômetro para 81%.
Outras alterações que foram sugeridas pela comissão e já foram adotadas são as extinções e aglutinações de linhas do transporte coletivo ocorridas neste ano.
Com as alterações já feitas, o desconto no valor da tarifa é de R$ 0,09. Porém, por enquanto o usuário não sentirá o benefício no bolso. Os centavos ficarão de saldo para o próximo reajuste da passagem, previsto para dezembro.