+

Blumenau é a terceira cidade de SC mais atrasada em sistema de vacinação

Problema não está na aplicação de doses, mas na atualização dos dados

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, Blumenau é a terceira cidade mais atrasada no preenchimento de informações sobre a vacinação contra a Covid-19. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 27, em um novo espaço no portal coronavírus.

O secretario de Saúde, André Motta Ribeiro, já havia manifestado preocupação com a diferença do número de doses distribuídas e o número de doses aplicadas. O problema maior, diz, não é a aplicação de doses em si, mas a atualização das informações no sistema do Ministério da Saúde.

“Temos, nos municípios, […] quase 1 milhão de doses não registradas no sistema. […] O que eu preciso é do registro dessas doses e que elas sejam aplicadas pelos municípios. A gente tem reforçado a necessidade de mutirão, quer seja na vacinação, quer seja no registro dessas doses. Prioridade número um: registrar tudo o que está sendo aplicado”, afirmou na semana passada.

Em nota, a Prefeitura de Blumenau alegou que o delay pode chegar a 10 dias, já que as informações passam por diversos sistemas. Na próxima segunda-feira, 30, a Vigilância Epidemiológica terá uma reunião com representantes da Regional Blumenau e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) para analisar a situação.

Reprodução

Pelos cálculos da SES, atualizados na semana passada, a pasta distribuiu mais de 7 milhões de doses de vacina contra a Covid, mas os registros apontavam a aplicação de apenas 5,9 milhões. Ou seja, tem pouco mais de 1 milhão de doses que foram encaminhadas, mas não há o registro de aplicação.

Segundo Motta Ribeiro, esse atraso prejudica a negociação da SES com o Ministério da Saúde na busca por mais doses, já que o órgão federal entende que Santa Catarina “tem estoque”. O ideal, diz, seria aplicar e registrar tudo, para ter embasamento ao pedido de novos lotes.

Nesta semana, a Secretaria deu um novo passo na pressão sobre as prefeituras. A pasta criou um espaço no site onde divulga a diferença entre doses enviadas e aplicadas. O material, atualizado no último dia 18, está disponível no portal oficial de informações sobre o combate ao Coronavírus.

Os dados mais recentes mostram que o número de doses distribuídas subiu para 7,5 milhões e o de doses aplicadas chegou a 6,6 milhões.

Confira o posicionamento da prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, por meio da coordenação do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 (PNI) informa que o Sistema Pronto, do município, é alimentado instantaneamente no momento da aplicação da vacina.

Já o sistema da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) é atualizado três vezes por semana com dados absolutos, enquanto o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) é atualizado diariamente com dados nominais que incluem nome do paciente, lote da vacina, grupo prioritário.

Os dados do Governo do Estado da última quinta-feira, dia 25, apresentam 308.623 vacinas aplicadas, enquanto na mesma data no sistema da Prefeitura de Blumenau constavam 317.188 doses aplicadas. Como as informações são lançadas manualmente, ocorre um delay que pode chegar a 10 dias entre os sistemas.

Até esta sexta-feira, dia 27, o município aplicou 324.167 mil vacinas. Na próxima segunda-feira, dia 30, uma equipe do Serviço de Vigilância Epidemiológica terá uma reunião com representantes da Regional Blumenau e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) para alinhar o que está ocorrendo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo