Novo grupo prioritário para vacinação em Blumenau inclui profissionais de educação física e assistentes sociais
Profissionais da saúde em geral já podem fazer agendamento
A Secretaria de Saúde de Blumenau informou na última segunda-feira, 8, a disponibilização de mais 1.200 doses da vacina contra Covid-19 na cidade. Neste anúncio, informaram também que as pessoas que poderiam realizar o agendamento eram os trabalhadores da saúde de qualquer idade, incluindo além das funções “mais conhecidas” como médicos e enfermeiros, os profissionais de educação física assistentes sociais, veterinários, entre outros.
Essa nova prioridade apontada pela pela Prefeitura de Blumenau, possui o aval do governo do estado, como aponta a nota divulgada pela Secretaria de Saúde do município.
“De acordo com o Informe Técnico Estadual da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, trabalhadores de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, ou seja, em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende os profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados“, diz a nota divulgada pela secretaria.
Apesar das doses terem sido disponibilizadas na tarde desta segunda, as vagas de agendamento já foram todas preenchidas. O site utilizado para realizar o agendamento aponta atualmente que “novas vagas serão disponibilizadas nos próximos dias”.