X
X

Buscar

“Vamos melhorar o atendimento às mulheres”, afirma Delegado Regional da Polícia Civil de Blumenau

Expectativa do delegado Isomar Amorim é inaugurar nova DPCAMI e outras duas delegacias no primeiro semestre deste ano

As principais ações previstas pela Polícia Civil de Blumenau para 2020 são as mudanças de três delegacias na cidade. A Delegacia de Polícia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), localizada na rua Jaco Breckaimer, no bairro Velha, 1ª DP, na rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Blumenau, e a 2ª DP, na rua 2 de Setembro, na Itoupava Norte.

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil de Blumenau, Isomar Amorim, as três estruturas atualmente possuem imperfeições que atrapalham no atendimento à comunidade e no serviço dos policiais, e por isso terão mudanças de endereço. Em destaque está a DPCAMI, que já recebeu diversas críticas pelo acolhimento à mulheres vítimas de alguma violência.

Entre as reclamações ao espaço, que hoje fica próximo ao Parque Ramiro Ruediger, uma das principais é o local onde as mulheres aguardam para realizar o boletim de ocorrência. Por muitas vezes elas ficam expostas, sem nenhum tipo de preservação, sendo que foram vítimas de alguma violência há pouco tempo. Também já foi registrado momentos em que as mulheres sentaram ao lado de infratores e agressores.

“Nosso maior problema ali são as instalações físicas. Não tem um local adequado para atender a mulher. Isso que queremos resolver. Com a locação do novo prédio nós vamos melhorar o atendimento às mulheres”, destacou Amorim.

O processo de licitação para a nova DPCAMI já está correndo. Nesta segunda-feira, 6, terminou o prazo para que os interessados encaminhassem as ofertas. Os envelopes devem ser abertos em breve para saber quantos imóveis foram oferecidos.

2ª Delegacia de Polícia Civil

A situação da licitação para a mudança da 2ª DP, que atualmente está localizada no bairro Itoupava Norte, é a mais avançada. Segundo o delegado Isomar Amorim, duas propostas estão sendo analisadas e até o fim de janeiro o resultado deve ser divulgado. Depois disso são realizados os trâmites legais de assinatura de contrato de aluguel e são feitas as adequações necessárias para as mudanças.

Os terrenos que podem servir de sede para a 2ª DP não foram divulgados. Segundo o delegado é a Polícia Civil do estado, em Florianópolis, que realiza as comparações e define a licitação.

1ª Delegacia de Polícia Civil

A estrutura localizada na rua Pandiá Calógeras, em frente a escola Pedro II, no bairro Jardim Blumenau, também já foi alvo de críticas da comunidade. Local que recebe diversas pessoas para boletins de ocorrência possui diversas imperfeições, aponta Amorim.

“O prédio não tem acessibilidade, são mais de 30 anos que é sede da 1ª DP, ou seja, não tem mais condições de dar um atendimento adequado”, concluiu.

O edital de licitação para um novo imóvel para locação ainda não foi aberto. Porém, a expectativa é que ele seja divulgado ainda em janeiro.

Novos delegados

Uma outra mudança na região em 2020 foi feita já na primeira semana do ano. Três novos delegados assumiram em Blumenau, Gaspar e Indaial. Na maior cidade o reforço é para Central de Polícia, localizada na rua Adolfo Freygang, no Garcia. O delegado Filipe Martins assumiu na sexta-feira, 3.

Em Indaial, o delegado João da Cunha Neto foi para a Secretária Nacional de Segurança Pública, em Brasília, no Distrito Federal. No lugar dele assumiu o delegado Flávio Silveira.

Em Gaspar, com uma nova sede inaugurada em novembro de 2019, a Polícia Civil da cidade agora terá dois delegados. Além de Bruno Effori, que permanece, o novo integrante apresentado também nesta sexta-feira, 3, foi o delegado Bruno Fernando.

Ainda neste primeiro semestre, entre março e abril, acontece a formatura de novos policiais civis e escrivães. O delegado regional Isomar Amorim não soube precisar o número, mas afirmou que a região irá receber reforços.