“Vamos ter que fazer uma rua Araranguá nova, praticamente”, diz Marcelo Schrubbe
Rua de Blumenau teve danos em toda a sua extensão
Colaborou Danubia de Souza
Os moradores da rua Araranguá, no distrito do Garcia, terão de conviver com as adversidades que a chuva trouxe por tempo indeterminado. A enxurrada que atingiu praticamente todos os bairros de Blumenau nesta terça-feira, dia 16, causou danos nas tubulações e na pavimentação em toda a extensão da rua. A prefeitura sinaliza que não tem condições financeiras de consertar tudo.
O secretário de Manutenção e Conservação Urbana, Marcelo Schrubbe, explica que, devido ao fato de que toda a extensão da via foi comprometida, a manutenção terá de ser planejada à parte. A conta não foi incluída na estimativa de R$ 5,4 milhões em prejuízos ao patrimônio causados pela enxurrada.
“Nós faremos a conta dos danos ao patrimônio de forma separada, porque vamos ter que fazer uma rua Araranguá nova, praticamente. Não temos a mínima condição de fazer isso com recursos municipais”, fala.
O secretário diz que a prefeitura vai buscar recursos estaduais e federais para recompor a rua. No entanto, não arrisca uma previsão de início de trabalhos, e, muito menos, do fim deles.
“A gente vai começar dando condições de ir e vir aos moradores, mas sem a menor condição de normalidade por enquanto. Vamos depender de recursos estaduais e federais para executar a obra”, informa.
No centro dos estragos
A repórter Danubia de Souza percorreu a rua Araranguá na quarta-feira, enquanto os moradores ainda faziam a limpeza da lama. Confira como ficou a via no vídeo: